Banca de DEFESA: MARIA IZABELLA MATOS SANTOS
11/07/2023 08:04
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as implicações da educação híbrida na formação dos residentes do Programa de Residência Pedagógica, no Instituto Federal de Sergipe (IFS), com vistas à compreensão das inter-relações constituídas no exercício da docência. Epistemologicamente, este estudo ancora-se na teoria da complexidade, tendo como ideia fundamental a dialógica da ordem, desordem e organização numa perspectiva de mudança de qualidade. No tocante aos caminhos metodológicos, quanto à natureza dos dados, trata-se de uma investigação qualitativa abalizada nas premissas da pesquisa-intervenção em um movimento de subjetivação (intrusão, intersecção e mediação) em que todo conhecer é um fazer. Além disso, fez-se um levantamento bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, na base da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS), bem como análise documental de leis, decretos, portarias e resoluções normativas referentes às políticas de formação de professores. Os participantes foram nove residentes do IFS (Campus Aracaju), do curso de licenciatura em Química, ofertando-se um itinerário formativo, com a carga horária de 40 horas, visando à produção de dados com os diferentes dispositivos que possibilitaram o descortinamento dos acontecimentos e dos processos experienciais. O corpus desta investigação foi analisado por meio de noções subsunçoras (re)construídas pela recursividade das operações cognitivas. Os achados sinalizaram incertezas e possibilidades no campo da educação híbrida e da docência, implicando na responsabilização institucional das expectativas individual e coletiva, na infraestrutura física e tecnológica. As compreensões e sensações possibilitaram uma apropriação dos atos conectivos, “no fazer com” sem restrição de espaços, tempos, atores, modalidades e linguagens em um ecossistema simpoiético nos processos autoformativos dos licenciandos.
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