Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ALBERTO FERREIRA DOS SANTOS
05/07/2023 10:36
A dissertação trata sobre o direito e a arte na perspectiva da obra musical de Gilberto Gil, traçandoum paralelo entre os tempos ditatoriais do Brasil e a redemocratização, no período anterior à Constituição de1988. Pretende-se investigar através do discurso literomusical, o ideário e a arte contestatória consideradasubversiva por propagar a liberdade em confronto com o Estado de exceção militar. A pesquisa tem comoobjetivo principal investigar o nexo entre obra musical de Gilberto Gil e a memória social no Brasil, analisando arealidade vivenciada durante a Ditadura Militar e o processo de redemocratização. As canções estudadas sãodo período entre 1969 e 1985, momento que abrange o exílio de Gilberto Gil e Caetano Veloso em Londres, aLei de Anistia que possibilitou o retorno dos exilados, bem como o movimento das Diretas Já que ampliou adiscussão sobre o retorno à democracia no Brasil. A metodologia adotada é a pesquisa de cunho qualitativo,teórica e documental, cujo método principal é o fenomenológico de abordagem histórica. Justifica-se a pesquisapor propiciar o entendimento da arte musical como estrutura de análise para compreender períodos históricosque enfraqueceram os direitos fundamentais e, com isso, fazem parte da memória social brasileira, poisrefletem o contexto cultural em que foram produzidos, sendo assim, se conectam com o direito em umadimensão interdisciplinar, emancipatória que visa a ressignificação das identidades plurais e vias democráticasnecessárias ao exercício e concretização dos direitos fundamentais.
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