Banca de DEFESA: GUILHERME BARBOSA BIRIBA
05/07/2023 09:17
Esta pesquisa teve como objeto de estudo o processo de ensino e de aprendizagem de geometria plana mediado pela linguagem de programação Logo. O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como mediadora do processo de ensino e de aprendizagem, apoiando-se na ideia da espiral da aprendizagem, permitiu que os estudantes verificassem e revisassem os conceitos estudados. A problemática central foi delimitada por meio de uma pergunta de pesquisa: como a linguagem de programação Logo pode contribuir na construção do conhecimento dos estudantes do ensino fundamental no âmbito do Construcionismo? Com o objetivo de encontrar respostas para essa pergunta, a pesquisa buscou investigar os impactos causados pelo uso da linguagem Logo nas aulas de geometria plana da disciplina de Matemática, tendo o Construcionismo como embasamento teórico. Para a aplicação do experimento, o campo de estudo selecionado foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS), com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Em relação à metodologia, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, concentrando-se em dados que não podem ser mensurados pela estatística. O tipo de pesquisa escolhido foi a pesquisa participante, pois o pesquisador esteve imerso no ambiente de estudo. Os instrumentos e técnicas utilizados foram questionários e relato do professor, respectivamente, como meios de registrar a construção do conhecimento dos estudantes em relação aos conceitos de geometria plana da disciplina de Matemática, inseridos na experiência do uso do Logo. Quanto aos resultados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi, contemplando as etapas unitarização, categorização e produção de meta-textos analíticos com base nos dados da pesquisa.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19150-8b2e1ce06f