Banca de DEFESA: MATHEUS REIS DANTAS
05/07/2023 08:15
A presente dissertação tem como objetivo compor uma perspectiva queer para currículos de Biologia em livre circulação, contestando e deslocando os sentidos de naturalidade da mesma. A pesquisa faz uso da teoria queer, prisma curricular pós-crítico e da abordagem netnográfica para investigar as práticas cibercurriculares que ocorrem no Youtube, especificamente no “Tinder da Natureza”. O discurso biológico presente nesses currículos reforça fluxos unidimensionais de desejo enraizados em estruturas cisheteropatriarcais, perpetuando diversas formas de normatização e moralização. A dissertação então busca evidenciar as estratégias discursivas utilizadas por naturalistas, que resultam em marcas de uma sociedade vitoriana que os currículos de Biologia jamais superaram. A teologia natural é compreendida conceitualmente como uma forma discursiva que contribui para o entorpecimento das diferenças e na divulgação de fluxos únicos de desejos, colocando categorias como sexos, corpos, gêneros e sexualidades em condição de não lugar ou clandestinidade. A apatia política das Ciências Biológicas impacta, desse modo, nos processos de agenciamento curricular das diferenças e busca, por meio de seus discursos, deslegitimar as relações queerness. Através das ferramentas conceituais utilizadas, a presente dissertação incita formas outras para pensar a Biologia, explorando assim, possibilidades de experimentação e construção de caminhos próprios, fracassados ou antinaturais de pesquisa.
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