Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO PASSOS DE SOUZA
29/06/2023 01:17
Esta dissertação, filiada à linhagem de estudos voltados para a presença de sentidos religiosos em canções da música popular brasileira (MPB), busca contribuir para a expansão do alcance interpretativo no campo temático, propondo um exercício de diversificação e articulação teórica. Partindo da teologia da cultura (Tillich) – um referencial consolidado nesses estudos – buscou-se aproximações com a fenomenologia da religião (Eliade); com as historiografias denominadas história das mentalidades e nova história cultural; e com o conjunto de abordagens agrupadas sob a denominação teorias do imaginário. Dessas articulações resultaram delineadas quatro dimensões interpretativas do sentido religioso na expressão artística, a serem exploradas: a) o sentido religioso como substancialidade religiosa que independe de tema religioso explícito; b) dado por simbologias religiosas entremeadas aos temas; c) como descrição de religiosidades e seus imaginários e; d) como experiência cognitiva equiparável à revelação, destacando-se no processo de pesquisa a linguagem simbólica como elementar no rastreamento do sentido religioso. A elaboração de um mapeamento mais abrangente do estado da arte, localizando a presente dissertação no contexto do campo temático, é a meta do Capítulo 2. Um exercício hermenêutico resultante da exploração das dimensões interpretativas propostas será realizado no Capítulo 3.
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