Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE SANTOS MENEZES
03/07/2023 09:20
Nossa sociedade está imersa em uma cultura digital que abrange a influência dessas tecnologias em nossa vida diária. As tecnologias móveis digitais desempenham um papel significativo em várias áreas de nossa vida diária, como comunicação, entretenimento, trabalho, educação e saúde. Com a pandemia da COVID-19 e o distanciamento físico, essas tecnologias se tornaram ainda mais essenciais, especialmente na educação, onde houve uma transição para o ensino remoto emergencial. Dispositivos móveis como smartphones, notebooks e tablets se tornaram indispensáveis para professores e estudantes se conectarem, compartilharem materiais, participarem de videoconferências em tempo real e acessarem conteúdos educacionais de forma assíncrona e síncrona. Nesse sentido, o presente estudo terá como principal objetivo compreender a inserção das tecnologias móveis digitais de informação e comunicação nas práticas docentes da rede municipal de ensino na cidade de Lagarto/SE nos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo os objetivos deste estudo são direcionados para uma pesquisa descritiva com uma abordagem exploratória que será realizada a partir do contexto escolar de quatros instituições da rede pública do município de Lagarto, localizada na região centro sul do Estado de Sergipe situado no Nordeste. Para tal, parte-se do seguinte problema de pesquisa: de que forma acontece a implementação das tecnologias móveis digitais de informação e comunicação (TMDIC) nas práticas docentes na rede municipal de ensino na cidade de Lagarto/SE? Pretende-se utilizar dos seguintes meios para a coleta de dados: questionário, entrevistas não estruturadas realizadas de forma presencial e observação não participante. Quanto à análise dos dados será feita a partir da perspectiva da técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin e triangulação dos dados. Espera-se que os resultados indiquem de que forma as TMDIC estão sendo utilizadas na prática docente dos participantes desta pesquisa; bem como quais as contribuições e desafios no processo de ensino e aprendizagem que precisam ser superados.
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