Banca de DEFESA: ALESSANDRA FIGUERÊDO MOREIRA
28/06/2023 09:06
Esta pesquisa propõe-se analisar práticas pedagógicas e culturais das escolas que margeavam a Estrada de Ferro Paulo Afonso – Piranhas (AL) a Jatobá (PE) -, no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. O recorte temporal adotado, entre os anos de 1879 e 1930, corresponde ao período de indícios das primeiras escolas do percurso pesquisado e da última edição publicada pelo jornal Correio da Pedra, principal fonte documental utilizada na pesquisa. O estudo tem por finalidade evidenciar o trabalho realizado, sobretudo, por Reinaldo von Krüger, além de Delmiro Gouveia e Dr. Brandão Cavalcanti como homens que transformaram a vida dos habitantes daquela região, destacando as transformações no âmbito da educação. Este estudo insere-se no campo da História da Educação e constitui-se em uma pesquisa qualitativa, de cunhos histórico, documental e bibliográfico que comunga princípios defendidos pela História Cultural. Os fundamentos teórico-metodológicos que cimentam este trabalho atendem aos conceitos de “civilização”, defendido por Norbert Elias, articulado ao conceito de “modernidade”, utilizado por Justino Magalhães, e aos conceitos de “representação”, “apropriação” e “materialidade”, de Roger Chartier, os quais subsidiaram o processo de análise dos dados coletados. Dentre as fontes documentais apresentam-se: jornais, leis, decretos, ofícios e fotografias. As fontes documentais que direcionam nossa pesquisa encontram-se no acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas – IHGAL, e no Arquivo Público de Alagoas – APA. Nesse sentido, entende-se que a chegada da ferrovia e as iniciativas desses homens contribuíram para modificar a fisionomia local e ajudaram na constituição de uma nova dinâmica na sociedade da época.
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