Banca de DEFESA: CLAUDIA PATRICIA MELO MARINHO SANTOS
26/06/2023 09:12
O processo de formação de professores é complexo e cercado de nuances que precisam de reflexão e análise investigativa. Neste campo da formação muitas pesquisas têm aprofundado nas discussões sobre o estudo do Desenvolvimento Profissional de Professores. Entre os autores que abordam o tema, trazemos os estudos de García (1998, 1999, 2009) para fundamentar a construção teórica da presente pesquisa. Trazemos como objetivo investigar os fatores que influenciam o desenvolvimento profissional docente da rede pública de ensino do município de São Cristóvão, a partir das dimensões organizacionais e pessoais do docente. A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, e para a coleta dos dados será aplicado questionário com questões abertas e fechadas para reconhecimento do perfil dos participantes da pesquisa e o que expressam sobre o seu desenvolvimento profissional, A análise de dados se constituirá referenciada pela análise do conteúdo em Bardin (2016) com tratamento e categorização das informações obtidas. Os participantes da pesquisa serão os professores do ensino fundamental do município de São Cristóvão/SE, especificamente da região do bairro Rosa Elze que compõem um total de cinco escolas. Espera-se que os resultados obtidos contribuam com o desenvolvimento da pesquisa em formação docente, especificamente no desenvolvimento profissional docente.
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