Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO SILVA OLIVEIRA
22/06/2023 16:24
Esta pesquisa tem como finalidade analisar as estratégias de regionalização midiática da Rede
Globo de Televisão específicas para a região Nordeste, a partir de alguns programas especiais
exibidos em pool em certas épocas do ano, sobretudo na abertura do verão e durante os festejos
juninos. Tais estratégias são capitaneadas pela Globo Recife, única emissora própria da Rede na
região, que até 2018 utilizava a marca fantasia “Globo Nordeste” e que nas transmissões desses
especiais assume o papel de cabeça de rede regional. O recorte temporal da análise abrangerá os
anos de 2019 a 2023, visando investigar como tais estratégias foram desenvolvidas antes, durante
e depois da pandemia de Covid-19. Como estudo de caso, a pesquisa terá como foco a participação
da afiliada da TV Sergipe nos especiais do São João e suas estratégias de valorização da cultura
local articulada com a identidade macrorregional. Dessa maneira, o trabalho visa contribuir para o
subcampo de pesquisas das Geografias da Comunicação, buscando evidenciar o papel das
emissoras locais-regionais para o modelo de negócios da rede nacional de televisão líder em
audiência no país.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e