UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA NOGUEIRA COSTA OLIVEIRA
20/06/2023 15:16

DISCENTE: LORENA NOGUEIRA COSTA OLIVEIRA
DATA: 26/07/2023
LOCAL: presencial
TÍTULO: LETRAMENTO LITERÁRIO: REFLEXÕES SOBRE O FEMINICÍDIO NA LITERATURA BRASILEIRA- UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Letramento literário; Feminicídio; Literatura
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este trabalho tem como objetivo criar estratégias de letramento literário, fomentando a formação do leitor crítico com base na leitura e compreensão de textos compostos por escritoras que discorrem sobre o feminicídio. Após observarmos o crescente índice de violência contra a mulher no período pandêmico, percebemos a necessidade de abordar essa temática em sala de aula e utilizar a literatura como forma de transformação social. Para isso, escolhemos as autoras Clarice Lispector (A língua do P), Lygia Fagundes Telles (Venha ver o pôr do sol) e Marina Colasanti (Porém igualmente). A escola é o espaço mais propenso à mudança social e ao empoderamento; pensando nisso, propomos uma abordagem reflexiva do feminicídio, que segundo bell hooks deve ser tratada como violência patriarcal. Para isso as aulas de Língua Portuguesa serão um espaço de enfrentamento contra o sexismo, machismo e um ambiente que proporcione desenvolvimento crítico. A metodologia a ser utilizada está pautada em Cosson (2006), Dalvi (2013), Gomes (2019), Macedo (2021), Zilberman (2018), Rouxel (2013) e tem o objetivo de criar estratégias de letramento literário, com alunos dos anos finais do ensino fundamental II. Espera-se, ao final, promover reflexão sobre o machismo, feminicídio e empoderamento feminino a partir do trabalho com letramento literário.

Presidente - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo ao Programa - 95283 - CARLOS MAGNO SANTOS GOMES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e