UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELENICE SANTANA CURVELO
15/06/2023 13:56

DISCENTE: ELENICE SANTANA CURVELO
DATA: 16/06/2023
LOCAL: DFI
TÍTULO: CONCEITOS DE FÍSICA APLICADOS NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física; Trânsito; Sequência Didática; Situações-Problema.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Sabemos que a Física é uma ciência capaz de explicar vários fenômenos de nossa vida cotidiana, a exemplo de situações no trânsito. Pensar a segurança no trânsito é pensar quais medidas devem ser tomadas para o bom convívio e reduzir possíveis acidentes. Assim, com intuito de mostrar quão a Física está presente em situações como esta, foi pensado um produto que estabeleça sua ligação a situações vivenciadas no trânsito. Desta forma, entendendo a Física como uma ciência capaz de explicar vários aspectos de nossa vida cotidiana, o trabalho propõe a elaboração de uma Sequência Didática (SD), a ser aplicada em turmas do Ensino Médio de EJA e de Novo Ensino Médio, utilizando Situações-Problema como abordagem metodológica, aplicando textos, vídeos curtos e notícias relacionadas aos acidentes de trânsito, bem como suas causas e consequências, enfatizando as leis de trânsito e leis da Física presentes no material exposto. Para isso, inicialmente, foi elaborada uma avaliação diagnóstica com a finalidade de realizar um levantamento prévio sobre o entendimento, ou não, dos alunos a respeito da associação das Leis da Física com as Leis de Trânsito. Em seguida, aplicaremos a SD proposta, pois assim entendemos ser de grande valia para a sociedade abordar essa temática, no sentido de conscientizar primeiramente os estudantes sobre as ações no trânsito, baseadas no conhecimento científico transposto da Física, visando uma mudança de atitudes por parte dos pedestres e condutores, além do respeito pelas regras de trânsito, uma vez que o descumprimento destas leis pode gerar acidentes fatais. Desse modo, estaremos contribuindo para uma educação que visa ampliar a condição do sujeito que vive em sociedade, favorecendo reflexões e aprendizagens enquanto pessoa humana, social, cultural e interpessoal que é. Logo, além de desenvolver competências e habilidades para o bom convívio em sociedade, pretendemos gerar uma prática consciente do nosso comportamento no trânsito enquanto pedestres e condutores, atentando-nos para os riscos que nossas atitudes podem trazer para nós e para o próximo.

Interno - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO
Interno - 1551048 - LAELIA PUMILLA BOTELHO CAMPOS DOS SANTOS
Interno - 1527983 - JHON FREDY MARTINEZ AVILA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19142-da426f1ea9