Banca de DEFESA: RODRIGO DA SILVA CARVALHO
14/06/2023 11:41
A Educação Ambiental Crítica é um processo de conhecimento que permite aos indivíduos pensar e agir de forma crítica, atuando diretamente na sociedade. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as produções científicas que corresponde a educação ambiental crítica, buscando a identificação da epistemologia dos pesquisadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, estruturada sob o método da dialética Freiriana, por ter maior relevância durante a construção desta pesquisa e por acreditar que a construção de novos conhecimentos é gerada a partir da relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. Portanto, o caminho de investigação que conduziu esta dissertação foi o bibliográfico, pesquisado em dissertações e teses. O corpus documental da pesquisa foi composto por 05 dissertações e 05 teses. A análise foi realizada mediante os três aspectos principais: Educação ambiental crítica, à relação da prática e teoria, em ambiente formais ou não formais. E o último os temas que envolvem o meio ambiente e suas vastas relações e pluralidade. Diante desse contexto, foi percebido que algumas produções fugia da teoria, havia tentativa de inserir os princípios básicos da EAC, mas a sua prática estava desconexa, pois haviam elementos da Educação Ambiental conservadora. No entanto, existiam publicações que seguiam a filosofia da EAC que na sua prática eram possíveis enxergar conceitos fundamentais dos autores que embasaram esta pesquisa. Desse modo, os resultados observados nas produções analisadas (dissertações e teses) denotam a relevância de ações de Educação Ambiental que favoreceram reflexões a respeito de atitudes e concepções relacionadas ao ambiente e formação do sujeito ecológico. Por fim, foi construído o curso de Educação ambiental no formato on-line como produto técnico educacional com o intuito de contribuir na formação dos alunos.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19150-8b2e1ce06f