UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 03 de Maio de 2024

Banca de DEFESA: GERARDO PEREIRA DE SOUSA
12/06/2023 17:00

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERARDO PEREIRA DE SOUSA
DATA: 14/07/2023
LOCAL: Instituto Federal do Piauí - IFPI /Auditório da Reitoria
TÍTULO: MODELO DE EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO PARA MAXIMIZAÇÃO DE RECEITAS NAS UNIVERSIDADES A PARTIR DE SUA INOVAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo acadêmico; universidade empreendedora; geração de receitas; propriedade intelectual; Random Forest; Pesquisa FORTEC de Inovação; Open innovation.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A literatura sobre empreendedorismo acadêmico tem se concentrado em discutir os fatores que promovem o desenvolvimento de uma universidade empreendedora. No entanto, poucos estudos se debruçaram sobre os fatores específicos que geram receitas para as universidades. Esta lacuna de pesquisa destaca a necessidade de compreender quais atividades empreendedoras são mais eficazes na geração de receitas para maximizar os recursos das universidades. Baseado nesta premissa, este artigo tem como objetivo responder à seguinte questão de pesquisa: Quais variáveis são determinantes para promover uma universidade empreendedora que gera receitas? Para alcançar esse objetivo, o estudo analisou 132 Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) respondentes da Pesquisa de 2020 do Fórum Nacional dos Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia do Brasil (FORTEC). Os resultados deste estudo revelaram 7 fatores relativos à universidade empreendedora, 6 fatores relativos ao Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT), e 4 fatores relativos ao bloco Ambientes e Redes de Inovação são determinantes para geração de receitas em universidades empreendedoras. Esses fatores são detalhados e discutidos ao longo do estudo. Esses resultados contribuem para preencher a lacuna de pesquisa relacionada aos fatores que geram receitas em universidades empreendedoras. Além disso, os resultados têm implicações práticas importantes, fornecendo uma visão abrangente das atividades empreendedoras nas ICT no Brasil. Essas descobertas podem apoiar a tomada de decisões por formuladores de políticas públicas, gestores, estudantes e empreendedores acadêmicos, no sentido de promover o empreendedorismo acadêmico. Este estudo também propõe um modelo integrado de empreendedorismo acadêmico com foco na maximização de receitas geradas a partir das atividades de inovação. O modelo proposto baseia-se nos princípios da Open Innovation, que enfatiza a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre diferentes atores, tanto internos como externos à ICT como estratégia para a execução projetos de inovação.

Externo à Instituição - Abimael de Jesus Barros Costa
Externo à Instituição - FRANCISCO VALDIVINO ROCHA LIMA
Interno - 1541859 - IRACEMA MACHADO DE ARAGAO
Presidente - 469.525.940-00 - JONAS PEDRO FABRIS