UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ ROCHA DE ALMEIDA
12/06/2023 09:58

DISCENTE: ANDRÉ ROCHA DE ALMEIDA
DATA: 12/06/2023
LOCAL: Sala de Reunião do PEQ/UFS
TÍTULO: ESTUDO DE CARACTERIZAÇÃO COMPARATIVA DAS ÁGUAS MINERAIS NOS ESTADOS DE SERGIPE E BAHIA
PALAVRAS-CHAVES: Água mineral; Aquífero Barreiras; Aquífero São Sebastião; Estudo comparativo
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
SUBÁREA: Tecnologia Química
ESPECIALIDADE: Água

Com a baixa disponibilidade e alto custo do tratamento de água potável, a água mineral tem se tornado uma alternativa crescente, consolidando-se como uma das principais vias para abastecimento humano. A disponibilidade de diferentes fontes de águas subterrâneas traz consigo uma enorme variedade na qualidade e teor de minerais e outros componentes, que podem variar inclusive entre diferentes pontos do mesmo aquífero, afetando o uso dessas águas para consumo direto ou na indústria de bebidas. Neste estudo nós comparamos a qualidade das águas envasadas oriundas de dois pontos do aquífero Barreiras nos estados de Sergipe e Bahia e o aquífero São Sebastião no estado da Bahia. Foram avaliadas 48 fontes entre os três aquiferos selecionados quanto à sua classificação hidroquímica, teor de minerais em sua composição e qualidade da água para uso na indústria de bebidas. Observamos um padrão nos parâmetros de pH e teor dos elementos fluoreto, sulfato, bicarbonato, bário, cálcio e magnésio entre as amostras analisadas. Quanto aos demais elementos e propriedades físico-químicas, observamos entre uma variação entre os diferentes pontos do aquífero Barreiras, que mostrou em sua porção do estado de Sergipe valores elevados de condutividade, temperatura e radioatividade, além de teor mais elevado dos elementos cloreto, brometo e nitrato, em relação à sua porção do estado da Bahia. Observou-se também que embora todas as águas estudadas são límpidas, inodoras e de bom sabor, elas apresentam pH ácido e com predominância de águas cloretadas, ricas em cálcio, sódio e magnésio, condições que as classificam como mais apropriadas para uso na produção de cerveja, uma vez que oferecem condições ideais às leveduras fermentativas.

Presidente - 2178474 - ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA
Interno - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Externo ao Programa - 2193695 - JEFFERSON ARLEN FREITAS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e