Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYNNA ALMEIDA DOS SANTOS BOMFIM
07/06/2023 17:39
A aderência pneu-pavimento é uma das principais características no que se refere a segurança no trânsito. Alguns dos fatores que influenciam diretamente nessa aderência é a textura superficial do pavimento e o afundamento de trilha de roda. A textura superficial é formada pela microtextura e macrotextura que são características essenciais para resistência à derrapagem, principalmente em condição de pista molhada e com velocidades superiores a 50 km/h. Com o objetivo de avaliar as condições das rodovias federais do estado de Sergipe, a presente pesquisa realizou ensaios em 75 pontos da BR 101 e BR 235, para avaliar a macrotextura, microtextura e ATR, através do respectivos ensaios de Mancha de Areia, Pêndulo Britânico e Treliça Metálica. Como forma de correlacionar os resultados obtidos nos ensaios com diferentes equipamentos em um só índice foi utilizado o Índice Internacional de Atrito (International Friction Index – IFI). Através da classificação estabelecida pela ASTM será possível não só classificar mas também avaliar as condições de cada ponto analisado.
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