Banca de QUALIFICAÇÃO: RANIELLA BARBOSA DE LIMA
07/06/2023 13:38
A dissertação caracteriza-se como teórico-prática tendo como objeto de estudo
identificar e descrever os novos sentidos do brand publisher na comunicação
organizacional de marca do varejo brasileiro que atua na produção de conteúdo digital.
O quadro teórico-metodológico abordou questões relacionadas à influência digital,
reputação organizacional, influenciadores digitais, desintermediação de mídias, marcas
como publisher e influenciadoras digitais, gestão do relacionamento e a atividade de
relações públicas no ambiente digital. A metodologia de base é a pesquisa bibliográfica,
bem como um estudo de caso único associado a uma coleta empírica de caráter
qualitativo do tipo Netnográfico com o monitoramento dos perfis nas redes sociais
digitais da marca Magazine Luiza. E por fim, os procedimentos de análise dos
resultados se deu através da análise crítica do discurso (ACD) dos conteúdos pré-
definidos. Os resultados, ainda provisórios, apontam no sentido de que a Lu do Magalu
é a representação de uma figura humana, fala em primeira pessoa e facilita o diálogo
com os usuários-consumidores-cidadãos, fomentando a interação e o engajamento na
sua política de comunicação. O discurso perpassa as plataformas de distribuição; a
influenciadora, em todos os conteúdos da marca e em todas as mídias digitais, reforça os
valores sobre o seu eixo principal, o consumo, esclarecendo dúvidas e trazendo novas
informações a respeito dos produtos e serviços da marca, além de novidades sobre
outros assuntos com conteúdos não tão explícitos para a venda na intenção de
estabelecer um relacionamento duradouro com seus usuários através de conexões mais
diretas. Os novos sentidos do brand publisher indicam: a valorização das fontes de conteúdo na era da inteligência artificial e dos aplicativos de gerenciamentos de dados;
a operacionalidade; a comunicação editorial; marcas influenciadoras digitais.
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