Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYARA COSTA CAVALCANTE
06/06/2023 11:32
A abordagem da raça/etnia na formação dos farmacêuticos é de fundamental importância para contribuir no combate ao racismo e na redução das iniquidades em saúde, pois os grupos étnico-raciais socialmente estigmatizados apresentam os piores indicadores de saúde do mundo. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é caracterizar a inserção da temática étnico-racial nos currículos de graduação em Farmácia de todas as Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil, por meio de um estudo transversal e descritivo dos projetos pedagógicos e disciplinas. A extração dos dados foi realizada por dois pesquisadores de forma independente e as divergências discutidas em consenso. As informações extraídas foram referentes a presença da temática, características dos documentos, perfil das disciplinas e análise do conteúdo abordado. Dos currículos analisados (n=50), pouco mais da metade mencionava algum conteúdo sobre a temática étnico-racial (56%). Das disciplinas, a maior parte era classificada como obrigatória (64,9%), das Ciências Sociais e Comportamentais (56%) e não eram específicas sobre a questão étnico-racial (86,5%). Na análise textual, cinco classes foram formadas e se relacionavam com as normativas educacionais, conceitos da antropologia, políticas públicas que envolvem a população negra e indígena, conhecimentos tradicionais e a abordagem mais biológica das questões raciais. Por fim, verificou-se que uma parcela maior dos cursos tratava a questão étnico-racial de maneira superficial, preocupando-se apenas em atender às legislações em vigor. Assim, o presente estudo reforça a necessidade de mais ações institucionais para efetivação das políticas educacionais, buscando garantir a justiça social e o cuidado centrado no paciente.
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