Banca de DEFESA: BRUNO CÉSAR BARBOSA RODRIGUES
12/05/2023 08:16
O ensino de termoquímica é um desafio para alunos com deficiência, especialmente para aqueles que apresentam deficiência visual. Isso ocorre porque muitos dos conceitos de termoquímica são apresentados em formatos gráficos e visuais, dificultando a compreensão sem o auxílio da visão. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar materiais pedagógicos táteis e acessíveis para o ensino de termoquímica. O estudo foi desenvolvido em colaboração com um brailista, um professor de Química e uma turma da segunda série do ensino médio da Escola Estadual de Educação Básica Professor Moacir Teófilo, em Arapiraca. Esta pesquisa foi conduzida como um estudo de campo, utilizando uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados e analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados indicaram que a utilização de gráficos táteis associados a cores fortes e linguagem em Braille e português facilitou a leitura e compreensão das representações químicas pelos alunos, permitindo a criação de representações mentais que ampliaram a comunicação e o acesso à linguagem científica por meio dos sentidos e dos materiais utilizados. Diante disso, concluiu-se que os materiais pedagógicos acessíveis e táteis podem ser efetivamente utilizados para que os alunos com e sem deficiência visual compreendam e formem conceitos sobre o conteúdo de termoquímica, favorecendo a inclusão e autonomia dos estudantes.
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