Banca de QUALIFICAÇÃO: HELI LUCAS SANTOS PINTO
11/05/2023 19:20
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017 trouxe à educação brasileira uma nova abordagem e junto com ela novos desafios e possibilidades. A compreensão da necessidade de formar estudantes com um repertório que vai além da memorização de conteúdos colocou os professores diante da necessidade de conduzir aulas mais práticas que levassem a uma percepção mais palpável da aplicação real do conhecimento a ser adquirido. Diante desse cenário, este trabalho propõe a criação e aplicação de um jogo como ferramenta no processo ensino-aprendizagem que aborda o objeto de conhecimento circuitos elétricos, do componente curricular de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. O jogo é composto por peças que se conectam para a formação de circuitos, cartas com informações sobre componentes e suas aplicações, folhas de observação e hipóteses, de forma a ser explorada a aprendizagem por descoberta. Contempla ainda um aplicativo em que as fases do jogo estão organizadas em uma sequência didática com o formato de uma espiral crescente de aprendizado. Pretende-se com este trabalho construir e verificar a eficácia do jogo no auxílio aos professores e professoras de Ciências no tocante a cumprir o que é proposto pela habilidade EF08CI02 da BNCC, que versa sobre a construção de circuitos elétricos com fios, lâmpadas e baterias, e correlacionar o que é observado com instalações elétricas residenciais. Busca preservar o rigor físico na abordagem do tema ao mesmo tempo em que evita a sobrecarga do professor com formação em outra área no que diz respeito à necessidade de investimento de tempo na preparação das aulas de um objeto de conhecimento que pertence à parte do estudo de Ciências oriunda do componente curricular de Física, extrapolando, na maioria das vezes, a formação acadêmica dos professores desse segmento.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19142-da426f1ea9