UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELI LUCAS SANTOS PINTO
11/05/2023 19:20


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELI LUCAS SANTOS PINTO
DATA: 23/05/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Presencial
TÍTULO: JOGO CIRCUITOS 3D: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Circuitos elétricos, Habilidades e Objetos de conhecimento, Aprendizagem por descoberta.
PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017 trouxe à educação brasileira uma nova abordagem e junto com ela novos desafios e possibilidades. A compreensão da necessidade de formar estudantes com um repertório que vai além da memorização de conteúdos colocou os professores diante da necessidade de conduzir aulas mais práticas que levassem a uma percepção mais palpável da aplicação real do conhecimento a ser adquirido. Diante desse cenário, este trabalho propõe a criação e aplicação de um jogo como ferramenta no processo ensino-aprendizagem que aborda o objeto de conhecimento circuitos elétricos, do componente curricular de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. O jogo é composto por peças que se conectam para a formação de circuitos, cartas com informações sobre componentes e suas aplicações, folhas de observação e hipóteses, de forma a ser explorada a aprendizagem por descoberta. Contempla ainda um aplicativo em que as fases do jogo estão organizadas em uma sequência didática com o formato de uma espiral crescente de aprendizado. Pretende-se com este trabalho construir e verificar a eficácia do jogo no auxílio aos professores e professoras de Ciências no tocante a cumprir o que é proposto pela habilidade EF08CI02 da BNCC, que versa sobre a construção de circuitos elétricos com fios, lâmpadas e baterias, e correlacionar o que é observado com instalações elétricas residenciais. Busca preservar o rigor físico na abordagem do tema ao mesmo tempo em que evita a sobrecarga do professor com formação em outra área no que diz respeito à necessidade de investimento de tempo na preparação das aulas de um objeto de conhecimento que pertence à parte do estudo de Ciências oriunda do componente curricular de Física, extrapolando, na maioria das vezes, a formação acadêmica dos professores desse segmento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 159.506.278-57 - COCHIRAN PEREIRA DOS SANTOS
Interno - 2448855 - TIAGO NERY RIBEIRO
Externo à Instituição - NILDO LOIOLA DIAS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19142-da426f1ea9