Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA JACOMO VIANA
09/05/2023 13:52
O presente estudo analisa a abordagem dos domínios morfoclimáticos brasileiros noslivros didáticos do ensino médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático(PNLD), ciclo de 2021. Para isso, foram selecionadas as obras do Guia do LivroDidático das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, bem como de CiênciasHumanas Sociais e Aplicadas, por terem ligação com o tema em questão. Ametodologia adotada é qualitativa e quantitativa, utilizando os pressupostosmetodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin. O objetivo principal é avaliar oenfoque dado à Caatinga em relação aos demais domínios morfoclimáticos brasileiros.Afinal, apesar de ser o único bioma exclusivamente brasileiro, com grandebiodiversidade e alta taxa de espécies endêmicas, a Caatinga não recebe oreconhecimento e a importância que merece. Isso se reflete na alta taxa de perda de áreanatural, menor investimento em conservação e em apenas 2,2% da sua área protegidapor unidades de conservação integral. A escolha dos livros didáticos se justifica peloseu papel formador, capaz de reproduzir ideologias, estereótipos e preconceitospresentes na sociedade. Portanto, é importante analisar se a Caatinga está sendosilenciada em relação aos outros biomas brasileiros e se a sua abordagem está restritaapenas aos seus aspectos climáticos adversos, reproduzindo o racismo ambiental jáverificado na representação dos povos tradicionais e seus meios de subsistência emlivros paradidáticos distribuídos pelo Fundo Nacional para Desenvolvimento daEducação (FNDE). Os dados são discutidos à luz da justiça ambiental e da teoria dasrepresentações sociais de Moscovici, visando apontar novas formas de abordagem daCaatinga nos livros didáticos e incentivar uma atuação crítica dos docentes na educaçãobásica brasileira.
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