UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ANDREA MARIA DOS SANTOS
08/05/2023 11:36

DISCENTE: ANDREA MARIA DOS SANTOS
DATA: 25/05/2023
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: Uso do Design Thinking no ensino de Geografia: contribuições para a educação especial com perspectiva inclusiva sobre a conservação ambiental nos anos finais do ensino fundamental.ambiental nos anos finais do ensino fundamental.
PALAVRAS-CHAVES: Rio das Pedras; conservação; educação básica; perspectiva inclusiva.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Os recursos hídricos superficiais e subterrâneos podem sofrer, em maior ou menor grau,contaminações pelos mais diversos poluentes. Dentre as principais fontes decontaminação dos recursos hídricos, encontra-se o descarte inadequado de resíduossólidos, sendo esse o foco da pesquisa, em específico no rio das Pedras, que estálocalizado no município de Areia Branca/SE. De modo desordenado nas proximidadesdo rio em destaque é notória a pressão exercida sobre o ambiente, onde ocorre de formacomum o descarte de resíduos sólidos e o despejo de esgoto doméstico pela populaçãoda localidade, onde também está situada a Escola Municipal José Inácio da Fonseca,unidade escolar de aplicação da pesquisa. Diante do exposto, trata-se de uma temáticarelevante que precisa ser problematizada na Educação Básica de forma não simplista,em específico nas aulas do componente curricular Geografia. Tratar a questão ambientalé relevante dentro da esfera educacional, diante de tais demandas em destaque, aeducação ambiental apresenta-se como finalidade da aplicação dessa pesquisa. O acessoigualitário a todos os espaços da vida é um pré-requisito para os direitos humanosuniversais e liberdades fundamentais do cidadão, sejam esses indivíduos pessoas comdeficiência ou não, faz-se necessário adaptar estratégias didáticas que contrapunham asideias e metodologias tradicionais, no âmbito dessa pesquisa abordagens ativas deensino, em específico o Design Thinking. Em relação aos procedimentos metodológicosforam realizados estudos bibliográficos, a aplicação das 5 etapas do Design Thinking(descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução), aplicação dequestionário e registros fotográficos durante o percurso metodológico. A partir dosresultados obtidos é possível apresentar que a aplicação do Design Thinking foi positivapois contribuiu para o entendimento sobre a problemática ambiental no rio das Pedraspelos discentes da EMJIF.

Presidente - 1496786 - CRISTIANO APRIGIO DOS SANTOS
Externo à Instituição - KINSEY SANTOS PINTO
Interno - 1116155 - LARISSA MONTEIRO RAFAEL

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e