Banca de DEFESA: ADRIEL CARDOSO FONSECA SANTOS
04/05/2023 07:43
Ainda se faz atual a reflexão sobre os procedimentos do ensino de filosofia no Ensino Médio. É a partir da própria historiografia filosófica que advém o ensejo de tornar profícua a filosofia em sala de aula. O presente trabalho tem como objetivo apresentar como o procedimento peculiar intrínseco à conduta pirrônica possibilita o exercício crítico-reflexivo da atividade filosófica no Ensino Médio. Para isso, fez-se necessário realizar um breve trabalho exploratório qualitativo sobre a principal fonte bibliográfica do pirronismo (σκεπτικὴἀγωγή), a obra Hipotiposes Pirrônicas, que foi escrita pelo filósofo Sexto Empírico em meados dos séculos II-III d.C. Com efeito, pretendeu-se aplicar os elementos conceituais pirrônicos (zétesis, diaphonía, isosthéneia, aporía, epoché e ataraxía) à estrutura didático-pedagógica desenvolvida por Lidia Maria
Rodrigo, cujos elementos lógico-discursivos são a problematização, conceituação e argumentação. Assim, propôs-se a apresentar que a partir da dinâmica metodológica pirrônica é possível desenvolver uma prática didático-metodológica como propedêutica ao específico exercício filosófico no Ensino Médio.
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