Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS SÁVIO SANTOS AGUIAR
03/05/2023 09:47
Esta tese tem o objetivo de compreender os limites do campo transcendental impessoal sartreano que não permite o seu povoamento de singularidades livres. E pelo fato de Sartre seguir Husserl ao dar ao seu campo transcendental a forma de um Ego tivemos que remontar a Husserl para melhor visualizar tais limites sartreanos. Mas o conceito sartreano de campo transcendental impessoal apesar de inadaptado para receber o evento teve o mérito de livrar-se da interioridade. Tal feito foi o ponto de partida para o projeto Deleuzeano que adaptou o campo transcendental sartreano a fim de povoá-lo de singularidades livres. A adaptação deleuziana de Sartre foi possível graças ao seu recurso a Leibniz. Inicialmente, pretende-se compreender como ocorre a relação de imanência entre o Ego e a consciência nas filosofias da imanência. Posteriormente, veremos a crítica de Sartre a essas filosofias: compreenderemos como Sartre liberta a consciência da interioridade. Mas nem por isso a consciência livra-se de um Ego, agora transcendente, que passa a ser um objeto problemático a ponto de merecer um estudo a parte. Por fim compreenderemos o projeto deleuziano de uma filosofia do evento que fortaleceu seu lugar após o seu percurso crítico através da fenomenologia e do existencialismo de Merleau-ponty: estes últimos reinvidicavam para si os direitos de uma filosofia do evento pelas suas leituras respectivas de Leibniz.
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