Banca de DEFESA: CARLOS VIEIRA SANTOS
28/04/2023 16:34
Quando se trata de ensino/aprendizagem, um dos grandes problemas das escolas brasileiras é o desenvolvimento da habilidade da escrita. Propor atividades que desenvolvam tal habilidade é uma tarefa desafiadora para vários professores. Numa perspectiva de contribuir para a resolução deste desafio, o presente trabalho busca propor uma metodologia de produção textual, a partir do gênero diário, para alunos do quinto ano do ensino fundamental I. Despertar no aluno o gosto pela escrita partindo de suas próprias vivências é possível, desde que se escolha o gênero e a metodologia adequadas. Partindo deste princípio, o gênero diário foi o escolhido para desenvolver a proposta de trabalho, aliado a construção e o desenvolvimento de uma sequência didática. A escolha do gênero diário foi crucial para o sucesso do trabalho, pois os alunos escreveram sobre si, o que faziam durante o dia e como se sentiam. Os encaminhamentos teórico-metodológicos foram Machado, (1998); Garcez (2002); Passarelli (2012), Doris (2009), Marcuschi (2008); Dolz e Schneiwly (2004) entre outros. O trabalho, intitulado Meu diário quase secreto, foi desenvolvido com uma turma de alunos do último ano do fundamental I, de uma escola rural do município de Japaratuba, estado de Sergipe. A tarefa foi desafiadora porque estes alunos vieram de dois anos sem aulas presenciais, consequência da pandemia de covid-19. Neste cenário, os alunos alegavam que não sabiam ou não gostavam de escrever. Para saber então o nível de cada um deles, antes da aplicação da sequência foi aplicado um teste diagnóstico. Em seguida foi elaborada uma sequência didática de quinze aulas, com atividades orais, interpretação textual e produção escrita. Ao final da aplicação da sequência observamos que todos os alunos evoluíram consideravelmente na prática da escrita, tanto na extensão, quanto na organização das ideias e domínio da grafia das palavras e do gênero textual diário. Os resultados mostram como o trabalho com gêneros textuais que fazem parte do cotidiano do aluno possibilitam o desenvolvimento e o gosto pela escrita.
PALAVRAS CHAVES: língua escrita – gênero textual diário – sequência didática
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