Banca de DEFESA: ERICA WISNHESKI DE SOUZA
25/04/2023 14:41
O crescimento do mercado das startups promove um aumento da inovação em produtos eserviços tornando o mercado ainda mais moderno. Para que seja possível um avanço datecnologia utilizada por elas e adquirir cada vez mais investimentos para a sua expansão, éindispensável ter uma Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) de forma a alcançar ereter mais clientes. Portanto, é importante entender o que é necessário para o consumidor, qualo perfil dele e promover formas de alcançar uma alta performance na qualidade dorelacionamento entre ele e a startup. Para isso, o presente estudo tem como objetivo geralcompreender a adoção de CRM em startups brasileiras através do framework de Tecnologia,Organização e Ambiente (TOE). E como objetivos específicos busca compreender como e quaisas características tecnológicas, organizacionais e ambientais contribuem para adoção do CRMem startups brasileiras. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de naturezaqualitativa, e do tipo exploratória. A estratégia utilizada é estudo de casos múltiplos realizadaem oito startups com base em critérios previamente estabelecidos. Como fonte de evidências,foram utilizados documentos e entrevistas semiestruturadas com funcionários que trabalhamdiretamente com CRM. E para tratamento de análise das evidências, a técnica adotada foi a deanálise de conteúdo. Os resultados mostram que a maior parte das startups acreditam serimportante na adoção do CRM as características tecnológicas: vantagem percebida e relativa;compatibilidade; observabilidade; segurança; qualidade e integração de dados; ascaracterísticas organizacionais: recursos financeiros e conhecimento dos funcionários; ascaracterísticas ambientais: pressão competitiva e do cliente. Enquanto na característicatecnológica: a experimentabilidade e na característica organizacional: o suporte da altaadministração não tiveram tanta importância para a maior parte das startups selecionadas emrelação a adoção do CRM. Como contribuição, os insights gerados nesta dissertação podemorientar novas pesquisas de inovação e tecnologia no contexto de startups com a utilização doCRM com base no framework TOE.
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