Banca de QUALIFICAÇÃO: IGUARACI SANTOS DA SILVA
12/04/2023 15:39
Alguns Estados da República Federativa do Brasil têm passado por instabilidade econômica, fato que os tem motivados a buscarem novos rumos que os possibilitem a saírem dessa situação, assim, vislumbram em investimentos de infraestrutura logística (construção de rodovias, ferrovias, aeroportos, portos etc.) como uma forma de viabilizar o seu potencial econômico regional e até mesmo mundial. Nesse contexto, cita-se o Estado da Bahia que por meio das construções dos empreendimentos Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste, tem apostado na melhoria dos modais de transportes que objetivam potencializar o escoamento de mercadorias (grãos e minérios) das Macrorregiões Centro-Sul e Sul Baiano. Nesta perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as novas configurações da paisagem no Centro-Sul e Sul da Bahia provenientes das obras estruturantes dos modais de transportes - Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e do Complexo Intermodal Porto Sul (CLIPS), utilizados no escoamento dos produtos advindos do agronegócio e das atividades mineradoras. No desenvolvimento da pesquisa será adotado o método hipotético-dedutivo seguindo os delineamentos da pesquisa aplicada, quantitativa e qualitativa associado ao modelo teórico GTP – Geossistema/Território/Paisagem, cuja abordagem possibilitará a análise integrada da paisagem em seus diversos aspectos. Os procedimentos investigatórios serão conduzidos em três etapas distintas: levantamento bibliográfico e de documentos cartográficos e outros registros, trabalho de gabinete com análise laboratorial e trabalho de campo com registro fotográfico. Este estudo apresenta uma justificativa social pela relevância que os modais ferroviários e marítimos representam na reconfiguração das paisagens em municípios baianos, dadas as possibilidades do desenvolvimento econômico e conflitos socioambientais advindos da implantação desses modais. Espera-se que os resultados da
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