UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 27 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTHIANE SANTOS SILVA
11/04/2023 13:24

DISCENTE: MARTHIANE SANTOS SILVA
DATA: 12/04/2023
LOCAL: Online
TÍTULO: Validação de Instrumento de Avaliação da Consulta Farmacêutica
PALAVRAS-CHAVES: Consulta Farmacêutica, Serviços Farmacêuticos, Habilidades de consulta, Validação.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

A filosofia do cuidado farmacêutico ao paciente e à sociedade se materializa na prestação deserviços farmacêuticos. O profissional farmacêutico tem a responsabilidade de atender as necessidadesde saúde dos pacientes, promover a saúde, prevenir doenças e contribuir para o controle das condiçõesde saúde. Este profissional assume a responsabilidade pelas necessidades farmacoterapêuticas dopaciente e colabora com outros membros da equipe de saúde, podendo produzir resultados clínicos,econômicos e humanísticos positivos. Diante de uma gama de serviços farmacêuticos que podem serprestado durante a consulta, existe a necessidade de avaliar a qualidade das habilidades dessesprofissionais durante o atendimento ao paciente, através de um instrumento validado. O objetivo dapresente proposta é validar o instrumento The medication-related consultation framework (MRCF) paraa avaliação da consulta farmacêutica. O estudo versará sobre a aplicação do instrumento, com osestudantes de graduação das disciplinas Farmácia Clínica e Semiologia Farmacêutica da UniversidadeFederal de Sergipe (UFS). O instrumento avaliará a impressão global da qualidade da consulta, esteresultado sugere a importância do cumprimento de etapas específicas durante a consulta, mas éimportante ressaltar que a realização de uma consulta de qualidade deverá ser centrada no paciente. Oresultado da competência clínica é o somatório dos conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinasde graduação e a experiência prática desenvolvida na consulta farmacêutica. Portanto, os estudantes defarmácia passarão por um treinamento antes e após aplicação do instrumento. As atribuições clínicasdo farmacêutico ainda são muito incipientes, sendo assim, existe uma necessidade de garantir que osprofissionais possuam boas habilidades de consulta para realizar os serviços de forma eficaz.

Presidente - 1334092 - FRANCILENE AMARAL DA SILVA
Externo à Instituição - WALLERI CHRISTINE TORELLI REIS
Interno - 1694328 - WELLINGTON BARROS DA SILVA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e