Banca de DEFESA: CHARLENE PEREIRA DE JESUS
10/04/2023 10:52
Esta pesquisa está ancorada na teoria da relação com o saber de Bernard Charlot e subsidiada por estudiosos da educação, a exemplo de Paulo Freire e Lev Vygostky. Ela busca compreender a relação com o saber e a história estudantil dos alunos da EJA. Os estudos realizados tentaram responder à questão central dessa pesquisa: qual é a relação dos alunos da educação de jovens e adultos com o saber? E o que os mobilizou a voltar aos espaços formais de aprendizagem? Neste sentido, do ponto de vista teórico-metodológico, tais estudos condizem com uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e utilizou como instrumentos de coleta de dados: a observação; o balanço do saber e as entrevistas. O objeto de estudo são alunos do sexto ano da EJA de uma Escola Municipal de Paripiranga – BA. Os colaboradores são: a equipe gestora, professores ealunos da referida turma a ser pesquisada. A pesquisa apresentada aqui propôs o estudo e a reflexão sobre as relações dos alunos da EJA com o saber, procurou adentrar na história estudantil destes alunos que estão voltando à escola; bem como, tentou entender o que os mobiliza nessa volta e como a escola tem lidado com a diversidade de saberes trazidos por eles de sua vivência cotidiana. Espera-se que os resultados dessa pesquisa contribuam com as pesquisas científicas, proporcionando aos outros pesquisadores ter acesso a mais uma fonte de informações sobre o tocante da EJA, bem como, venha contribuir para a formação pessoal e profissional desses alunos que, em determinado momento de suas vidas, precisaram desistir da escola e seguir outros caminhos; mas, agora, voltam a esses espaços querendo recuperar um tempo que ficou para trás.
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