UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 03 de Maio de 2024

Banca de DEFESA: ANTONELLA MOURA DA SILVA
03/04/2023 08:45

DISCENTE: ANTONELLA MOURA DA SILVA
DATA: 11/04/2023
LOCAL: AUDITÓRIO DO CCSA
TÍTULO: ACESSO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA À REDE DE EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL EM SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Pessoa com Deficiência; Acesso; Educação Pessoa com Deficiência; Acesso; Educação
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Educação

Esta dissertação versou sobre o acesso da pessoa com deficiência à rede de educação pública estadual em Sergipe. Teve como objetivo geral analisar o acesso da pessoa com deficiência à rede de educação pública estadual em Sergipe e como objetivos específicos: investigar aspectos da educação especial em Sergipe; especificar os elementos sociodemográficos da população com deficiência matriculada no ensino médio público estadual em Sergipe (gênero e raça/cor); identificar se há predominância de determinado tipo de deficiência em relação ao número de matrículas de estudantes no ensino médio público estadual em Sergipe. Para o alcance desses objetivos o estudo foi desenvolvido com abordagem quantiqualitativa para dimensionar e entender os aspectos que caracterizam o acesso da pessoa com deficiência à rede de educação pública estadual em Sergipe. Tratou-se de uma pesquisa descritiva. O estudo teve como universo de investigação matrículas de pessoas com deficiência na rede pública estadual em Sergipe e, como amostra, matrículas no ensino médio. O marco temporal da pesquisa foi de 2016 a 2020. Por ser o ano de 2016 o período em que a Lei nº 146/15 Lei Brasileira de Inclusão - LBI (Estatuto da Pessoa com Deficiência) entrou em vigor e 2020 ser ano de publicação do decreto nº 10502 que institui a Política Nacional de Educação Especial com a proposta de uma educação inclusiva, equitativa e com aprendizado ao longo da vida. Para a coleta de informações foram utilizados dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência - SISDEF. Ao considerar os resultados constatados com o desenvolvimento da pesquisa, pondera-se que o acesso das pessoas com deficiência à rede de educação pública estadual em Sergipe ainda é restrito, considerando-se o total da população com deficiência residente no Estado e o número de matrículas de estudantes com deficiência no ensino médio da rede pública estadual em Sergipe, apesar de haver um certo avanço em relação às ações do poder estatal para com a ampliação do acesso dessa população ao sistema educacional de ensino estadual.

Presidente - 2178437 - VANIA CARVALHO SANTOS
Interno - 1014263 - PAULO ROBERTO FELIX DOS SANTOS
Interno - 011.070.765-60 - FLAVIA AUGUSTA SANTOS DE MELO LOPES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19150-8b2e1ce06f