Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABELLY VIEIRA SANTOS
27/03/2023 13:37
A aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) ao setor saúde pode abrir novas perspectivas na prestação de serviços de saúde e podem contribuir para limitar o problema da diminuição da disponibilidade de profissionais de saúde. Uma oportunidade que pode ser representada pelos serviços de telefarmácia, que faz com que o farmacêutico possa ampliar o alcance de suas intervenções clínicas. Uma das principais, senão a principal, característica da telefarmácia é que o farmacêutico não precisa estar presente fisicamente na farmácia para realizar o atendimento ao paciente e desenvolver serviços como seleção de medicamentos, dispensação, revisão da farmacoterapia, monitoramento e diversos serviços clínicos. O meio de comunicação mais utilizado durante as teleconsultas é o telefone, sendo mais comum o serviço de orientação acerca do uso de medicamentos. Sendo assim, foi realizada uma revisão de escopo com a seguinte pergunta: “Quais serviços farmacêuticos estão sendo utilizados na telefarmácia?”. A busca foi realizada em cinco bases de dados, sendo elas: Lilacs, Pubmed, Scielo, Scopus e Web of Science. Foram encontrados nas seguintes bases de dados: Lilacs: 1 artigo, Pubmed: 138 artigos, Scielo: 4 artigos, Scopus: 92 artigos e Web of Science: 65 artigos, totalizando 300 artigos. Os títulos e resumos dos trabalhos foram avaliados conforme os seguintes critérios de inclusão pré-definidos para determinar a relevância do tema: (i) estudos que considerem a telefarmácia como principal estratégia de prestação de serviços; (ii) estudos que identifiquem algum serviço clínico ou intervenção farmacêutica utilizados na telefarmácia. Os critérios de exclusão definidos foram: trabalhos que não estavam em português, espanhol e inglês ou artigos que não estavam disponíveis na íntegra.
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