Banca de DEFESA: GABRIELE SOUZA DE CARVALHO
20/03/2023 10:38
Esta pesquisa foi idealizada com o objetivo de analisar como uma organização matemática e didática com base na Teoria Antropológica do Didático para a condução de tipos de tarefas pode auxiliar na manifestação da atenção seletiva necessária durante a aprendizagem da noção da função seno. Desse modo, tem-se como referência teórica os estudos voltados a Atenção Seletiva com ênfase na Teoria da Integração de Características (TIC) e a Teoria Antropológica do Didático (TAD). A respeito do aporte metodológico, optou-se por utilizar a Engenharia Didática Clássica, abordada por Michele Artigue (1996), sendo que das quatro fases só foi contemplado, nessa pesquisa, as duas primeiras: análise preliminar e, projeto e análise a priori. De modo a responder o seguinte questionamento: Como favorecer a manifestação da atenção seletiva necessária para auxiliar a aprendizagem da noção da função trigonométrica seno por meio de mecanismos atencionais e organizações matemáticas e didáticas? Para tanto, na análise preliminar identificou-se restrições a respeito da dimensão de nível epistemológico, cognitivo e didático da função trigonométrica seno estabelecendo os obstáculos epistemológicos associados ao desenvolvimento histórico identificado na história da matemática, da educação matemática e em pesquisas acadêmicas para posteriormente inferi-los por meio de um confronto entre os obstáculos históricos e de aprendizado. No primeiro momento também foram identificadas restrições e/ou condições a respeito do ensino da noção de função seno. Assim, a análise preliminar proporcionou uma base para a realização da fase do projeto e análise a priori, onde ocorreu a elaboração da organização matemática e organização didática acompanhada de três atividades didáticas, todos com base na TAD em conjunto com os descritores da TIC. As referidas organizações foram validadas internamente por professores de matemática e foi considerado que as organizações possuem potencialidade para serem utilizadas com alunos do Ensino Médio visando a contribuição com a aprendizagem da noção da função seno, apresentação de mecanismos para mobilizar a atenção seletiva, entre outras considerações presentes no texto.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19173-f6e55c5512