UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 05 de Maio de 2024

AÇÃO DE EXTENSÃO "Conversa com o Doutor Manuel Ferreira Silva Universidade do Minho de Portugal"
02/03/2023 16:33

AÇÃO DE EXTENSÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - UFS

Comissão Organizadora:

Profa. Dra. Suzana Mary de Andrade Nunes

Profa. Dra. Dinamara Garcia Feldns

Profa. Dra. Simone de Lucena Ferreira

Conversa com o Doutor Manuel Ferreira Silva Universidade do Minho de Portugal

Tema: A formação inicial de professores/as e as teorias que a orientam: críticas ou cínicas?

A formação inicial de professores, de acordo com Gilles Ferry (1987), é o lugar de maior concentração ideológica dos sistemas educativos. Projeto de formação e projeto de sociedade, também no domínio da formação inicial de professores, são indissociáveis! As teorias que orientam a formação de professores, sobretudo a inicial (pois constitui o seu tempo forte) vivem numa tensão permanente entre um discurso orientado para a democracia e a emancipação e aquele outro orientado para a reprodução social e cultural (senso comum, mesmo no interior da academia, onde um discurso tecno-pedagógico e técnico-científico tem vindo a assumir enorme relevância)” (SILVA, 2023).

ALGUMAS IMAGENS DESSE MOMENTO

Abertura pela chefe do Departamento
de Educação, expondo aspectos do
Curso de Pedagogia - histórico e
objetivos ao tempo que convida a
professora Dra. Suzana Mary de
Andrade Nunes para coordenar a
mesa, cumprimenta a Diretora da
ADUFS/UFS, a professora Dra.
Josefa Lisboa, que ressalta sobre a
relevância do evento ao
compartilhamento de experiências
entre culturas, povos e nações.

Na sequência, a coordenação agradece a presença das professoras presentes, entre elas, a professora Dra. Maria José Dantas, os estudantes presentes, especialmente, aqueles que efetivaram a sua participação ao se inscreverem no SIGAA. Convida o professor Dr. Manuel Ferreira Silva da Universidade do Minho, nosso palestrante da noite.

O auditório ficou repleto com a participação dos docentes, parte dos discentes do Departamento de Educação e do Departamento de Geografia, assim como do público externo.

As imagens registram a efetiva participação dos discentes tanto quantitativamente como qualitativamente.

Momento singular de conversa com o professor Doutor Manuel Ferreira Silva da Universidade do Minho de Portugal uma oportunidade de refletirmos acerca da performatividade dos discursos políticos e dos diferentes setores da sociedade sobre a educação e as invariantes que vão de encontro à transformação da Escola meritocrática para uma escola democrática.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19150-8b2e1ce06f