Banca de DEFESA: SAIONARA SERAFIM ANDRADE DOS PASSOS
27/02/2023 08:35
O objetivo geral desta Tese é compreender a gênese dos paredões e sua relação com aprodução identitária das juventudes periféricas, atentando a dimensão estética e aorganização de uma nova cena cultural no Recôncavo Baiano, marcada pelo conflitogeracional e pela ressignificação da identidade cultural local. Apresento elementoscolecionados através da observação direta e participante, sistematicamente registradaem diários de campo, da formação de grupos focais, da aplicação de entrevistas e daaplicação de questionários nas cidades baianas de Cachoeira e de Maragogipe. Maisespecificamente, discuto a popularização do formato festivo “paredão de pagode” nestascidades, a partir de um movimento de mudança nos padrões de lazer e entretenimentonas favelas e nos bairros populares, que está relacionado a “atualização” das referênciasque compõem os sistemas de valores, os modos de viver e as visões de mundo de partesignificativa dos jovens que moram nestes lugares. Os capítulos atentam a produção dos“pagodeiros” e de seus “paredões de pagode”, buscando a significação de seu estilo devida, de suas performances, de suas músicas, de suas formas de falar, de dançar, de suarelação com o consumo, com a produção de uma visualidade “decente”, de seus sentidosde identificação e diferença, de sua maneira de reproduzir e contrapor os sentidos da“vida adulta”, especialmente, naquilo relacionado ao controle sobre o corpo, asexualidade e sua significação nas relações de poder. Nessa intenção, voltei minhaatenção para os modos pelos quais a emergência dos paredões de pagode tem atuado naelaboração de identidades juvenis, concebendo as festas e seus circuitos desociabilidades, como dimensões privilegiadas para observá-las.
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