Banca de DEFESA: MATEUS ANTONIO DE ALMEIDA NETO
22/02/2023 11:11
O objetivo central desta Tese é propor uma leitura das juventudes, dos estilos de vida e das sociabilidades a partir de um viés das relações intergeracionais, por meio da prática de escutar, tocar, produzir, reproduzir, consumir, circular, trocar e vivenciar o samba pela cidade de Aracaju, Sergipe, no Brasil, como uma prática de sociabilidade, de identidade e de economia ligada às memórias sonoras de repertórios musicais da diáspora africana, que se configuram também como uma prática de territorialização. Parto da ideia de que uma parte das juventudes de gerações diacrônicas do mundo globalizado, de contextos de bairros periféricos, com características marcadamente étnico-raciais e afrodescendentes, constroem carreiras musicais em prol de suas autonomias, como uma cultura da resistência e da existência social. São formas de agenciamentos que perpassam as sociabilidades, já que o conhecimento sobre determinados saberes é transmitido de geração a geração, tal qual como o lazer, a criatividade e a estetização frente às condições de precariedade experimentadas historicamente. A metodologia utilizada é a do trabalho de campo, a partir da observação direta e participativa. Também utilizei entrevistas, conversas informais, questionários e o acesso às redes sociais oficiais dos protagonistas do “samba local”, como um recurso a fim de me auxiliar no entendimento. Entre os resultados, foi possível observar que o gosto pelo gênero samba é processado e ressignificado de modo intergeracional, principalmente, através das trocas sociais e culturais entre as juventudes de territórios periféricos, com características marcadamente étnico-raciais e afrodescendentes como um estilo de vida. Além disso, a musicalidade do samba é acionada por meio da criatividade, da estetização e das relações de sociabilidades como alternativa de empregabilidade. Ou seja, o processo de autonomia frente à precarização das relações de trabalho, é algo que também implica a partilha de trajetórias musicais relacionais, díspares, cambiantes e híbridas entre distintas gerações.
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