Banca de DEFESA: DANIELE LUCIANO SANTOS
16/02/2023 09:45
Em todo o território sergipano a manutenção de diversas manifestações culturais comanimais de montaria ocorre em consonância com as diferentes formas de apropriação,pela persistente satisfação e sentido simbólico dado pelos participantes e, em parte, pelocrescente interesse da iniciativa privada e de gestões municipais e estaduais. Nessecontexto, o objeto da tese é o fenômeno em movimento pelas diferentes formas deapropriação dessas manifestações culturais que resultam em suas ressignificaçõestraduzidas pelas (re)invenções, coexistências e sobreposições. Tem por objetivo analisaras apropriações e ressignificações das manifestações com animais de montaria, a saber:cavalgada, cavalhada, vaquejada e pega de boi em Sergipe, e de forma específica: (i)compreender a linha do tempo e os significados dessas manifestações; (ii) apreender asrepresentações e as relações empreendidas para a permanência das mesmas no estado;(iii) investigar a relevância cultural, política e econômica dessas expressões da cultura;(iv) averiguar os distintos sentidos atribuídos pelas representações a essas manifestaçõese (v) discutir as perspectivas das manifestações estudadas. Para tal, estabeleceu-se umdiálogo com autores para a compreensão dos sentidos das apropriações na dinâmica daprodução cultural: apropriação enquanto sentimento de posse e pertencimento, dereconhecer algo como seu e de se reconhecer pertencente a algo (GEERTZ, 1989;TUAN, 2012); apropriação inserida no jogo de poder como propriedade material(RAFFESTIN, 1993) ou no contexto da manipulação político-ideológica da memória(HALBWACHS, 2006). Tomou-se como caminho a pesquisa qualitativa que sugereuma análise integrada do fenômeno no contexto em que ele ocorre e do qual faz parte,para isso a investigação busca ‘captar’ as formas de apropriação das manifestaçõesestudadas por meio de uma abordagem fenomenológica (MERLEAU-PONTY, 2011),com um percurso etnogeográfico (CLAVAL, 1999) articulado ao pensamento dasmultiplicidades rizomáticas (DELEUZE E GUATTARI, 1995). Os procedimentos einstrumentais adotados foram as pesquisas bibliográfica e documental, observação,diário de campo, levantamento e registro fotográfico, questionários, entrevistas etratamento das informações por meio análise do discurso (PEDROSA, 2008). Destemodo, as formas de apropriação são apontadas como determinantes para amultiplicidade do processo de ressignificação, invenção, reinvenção, sobreposições ecoexistências das manifestações culturais que se revelam entre a essência e a aparêncianos territórios e nas paisagens.
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