Banca de DEFESA: RAQUEL TORRES DE BRITO SILVA
31/01/2023 15:18
O presente estudo objetiva analisar as contribuições da Educação e Justiça Ambientais na formação de cidadãos mais críticos e praticantes da sustentabilidade. Doravante, ao longo do desenvolvimento da pesquisa, foi possível refletir sobre a Educação Ambiental enquanto uma notória prática social na promoção de sensibilizações e conscientizações na formação dos cidadãos ambientais. Estes podem ser compreendidos como atores sociais que, com prévia sensibilização sobre às questões socioambientais, se comprometem conscientemente em praticar os seus deveres solidários para a formação de um meio ambiente ecologicamente equilibrado - direito fundamental constitucionalmente previsto. Quanto ao método de abordagem, utilizou-se o hermenêutico ambiental, de natureza qualitativa. Por sua vez, o caminho epistemológico da pesquisa foi o de viés ontológico. Pelo exposto, houve o levantamento de acervo bibliográfico, de natureza teórica, proveniente da revisão literária de diversas fontes, a exemplo de doutrinas e legislações. Destarte, conclui-se que a Educação Ambiental é fundamental na formação do cidadão ambiental comprometido com a prática da sustentabilidade, tanto por atitudes individuais quanto por ações coletivas. Decerto, isso pode ser observado por meio dos movimentos atuais pela Justiça Ambiental que, mediante persistentes reivindicações sociais, perpassam pela defesa do direito das gerações atuais e vindouras à um meio ambiente protegido com salubridade, qualidade de vida, saúde, equidade, bem-estar coletivo, e que possibilite um pleno desenvolvimento sustentável, para todos, pautado na dignidade e resiliência ecossistêmica.
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