Banca de DEFESA: LETÍCIA OLIVEIRA FEIJÃO GALVÃO
17/01/2023 11:27
O intuito deste trabalho é analisar como o movimento punk na cidade de Aracaju, capital doestado de Sergipe, se configura enquanto um estilo de vida no qual a expressão política podeser veiculada a partir da arte. As questões norteadoras da pesquisa foram: em que medida opunk pode ser entendido como um estilo de vida e uma forma de artivismo? Como este estilode vida se expressa na cidade de Aracaju? E como se transformou desde o seu surgimentopara distintas gerações de punks? A metodologia utilizada se baseou na revisão da literaturasobre culturas urbanas e juvenis, movimento punk, estilos de vida e participação política, emum levantamento de dados sobre as manifestações da cena punk de Aracaju, na observaçãodireta de shows e eventos organizados pela cena, e na utilização da análise de conteúdo e dométodo documentário de interpretação para a análise de suas respectivas produções artísticas.O texto está dividido em quatro capítulos: o primeiro apresenta uma discussão sobre as novasidentidades culturais em meio à pós-modernidade e à globalização, assim como sobre osurgimento do punk no Norte global e no Brasil; o segundo capítulo traz um estudoaprofundado sobre o punk em Aracaju, o processo de formação da cena local e suas dinâmicasinternas; o terceiro capítulo trata de questões sobre gênero, geração e espacialidade; e o quartoe último capítulo traz uma análise do ethos do-it-yourself e da arte enquanto veículo deexpressão política para o punk aracajuano. Com base nas discussões conduzidas nestadissertação, foi possível concluir que as culturas urbanas e juvenis se inserem enquantogrupos identitários que apresentam demandas específicas nas sociedades contemporâneas, eque a produção artística pode ocupar um papel central nas suas modalidades de ativismopolítico - o que pôde ser visto sob diversas perspectivas no movimento punk em Aracaju.
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