Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ DIEGO VIDAL SANTOS
13/01/2023 14:41
As discussões sobre empreendedorismo na região amazônica destacam a importância das marcas locais em ações sustentáveis, mas pouca atenção tem sido dada às estratégias de gestão de marcas, principalmente as de pequenas empresas. Atividades de tomada de decisão que usam novos métodos em áreas ambientais frequentemente envolvem extensa pesquisa em uma abundante de literatura. Tais atividades são trabalhosas, demoradas e difíceis de ser interpretadas por empreendedores. Nessa perspectiva, parece vantajoso desenvolver mecanismos seguros, automatizados, organizados e controláveis na coleta de evidências sobre modelos de gestão. Esse mecanismo deve facilitar aos usuários a otimização do tempo e do trabalho necessários para manter a confiabilidade dos resultados. Neste sentindo esta pesquisa objetiva formular um modelo teóricometodológico para validação de marcas baseadas nos elementos de relacionados à sustentabilidade ambiental da Amazônia do Brasil. A pesquisa consiste em compreender duas frentes de informações, que envolve a percepção do brand equity de 8 (oito) empreededores e suas correspondentes marcas assim como a percepção de potenciais consumidores dessas marcas orientadas pelo conceito de sustentabilidade a partir de seis construtos formativos: Disposição a compra WTB; Posicionamento estratégico da marca — SBP; percepção da qualidade dos produtos — BQP e Inovação no varejo — RI Autenticidade da Marca — BA. Os resultados são apresentados em cinco blocos: primeiramente, foi realizado uma revisão de escopo Cochrane buscando explorar estudos sobre Branding e marcas sustentáveis, bem como detalhar quais os últimos avanços do empreendedorismo ambiental para o meio agrário com atividade extensiva, por revisão de escopo da literatura internacional A partir da compreensão das principais dimensões e escalas existentes foi desenvolvida uma escala e validada suas propriedades psicométricas de precisão e validade, para avaliação do valor da marca, com base na sustentabilidade ambiental. A escala foi validada adotando-se os padrões descritos na Norma do standards for educational and psychological testing. Na sequência foi realizada uma identificação de quais os construtos do Brand Equity baseados em marcas relacionadas à sustentabilidade ambiental da Amazônia influenciam a lealdade do consumidor à marca e disposição à compra de seus produtos. No quarto momento foram realizadas entrevistas semiestruturada utilizando a Grounded Theory, visando compreender a percepção dos empreendedores a partir do seu modelo de negócio relacionado à conexão da marca Amazônia. O quinto momento da pesquisa propõe avaliar os efeitos de três dimensões que compõem Brand Equity na autenticidade de marcas relacionadas à sustentabilidade ambiental da Amazônia. A partir de todos os achados o último momento objetivou prototipar um modelo teórico-metodológico que utilize o Brand Equity sustentável ambiental da Amazônia do Brasil para o desenvolvimento de novas marcas sustentáveis
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