Banca de QUALIFICAÇÃO: ACÁCIA MARIA BARROS SOUZA
09/01/2023 10:48
O transporte hidroviário de passageiros realizado pelas embarcações do tipo Tototó, associado ao Patrimônio Cultural Imemorial de Sergipe, ocorre em grande parte dos principais rios de Sergipe desde o início do século XX. Um dos aspectos a ser considerado, é que os indivíduos atuantes como protagonistas do ofício de canoeiros das Tototós, apesar de se encontrarem desvalorizados, esquecidos, discriminados e sem reconhecimento, não somente pela comunidade, mas, também pelo poder público, ainda persistem no ofício e mantém sua relação com a paisagem dos rios e estuários sergipanos. Além disso, a falta de reconhecimento profissional da categoria para aqueles que fazem a opção pelo trabalho nas Tototós, obriga esses canoeiros a exercerem outras atividades paralelamente ao ofício para complementação de renda. Essa situação, portanto, vem ameaçando a continuidade do ofício e do patrimônio das Tototós, visto que, os mais jovens ao se encontrarem desmotivados em trabalharem como canoeiro, procuram seguir outras profissões em que possam ser melhor remunerados. A questão a ser abordada baseia-se na importância de se entender o ofício de canoeiro como um modo de vida e sua patrimonialização, transmitido de geração em geração, cuja manutenção desses sujeitos sociais possibilitará o fortalecimento da sua relação com o lugar, assegurando o sentimento de identidade e continuidade do ofício frente ao conjunto de ameaças e transformações vivenciadas por este coletivo ao longo das últimas décadas no território sergipano. Na condução da investigação far-se-á uso do método hipotético-dedutivo, associado à abordagem fenomenológica, seguindo os delineamentos da pesquisa aplicada, quantitativa e qualitativa, associado as categorias analíticas lugar e território, bem como das suas interfaces com territorialidades e identidade. Os procedimentos investigatórios estão baseados em três etapas distintas, a saber: levantamento bibliográfico, documental e outros registros; trabalho de campo com realização de entrevistas, aplicação de questionários e de instrumentos do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) com registro fotográfico; e trabalho de gabinete, com análise de laboratório
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