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Banca de DEFESA: HILTON HENRIQUE CRUZ SANTOS PEREIRA
06/01/2023 10:13


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HILTON HENRIQUE CRUZ SANTOS PEREIRA
DATA: 09/01/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/snn-ueor-hhg?pli=1&authuser=4
TÍTULO: VANTAGEM COMPETITIVA GERADA PELA MARCA REGISTRADA, INOVAÇÃO, CRIAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS NA CADEIA VITIVINÍCOLA DA SERRA GAÚCHA
PALAVRAS-CHAVES: Propriedade Intelectual;Conhecimento;Vantagem Competitiva
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Uma marca representativa das empresas é importante para agregar ainda mais parceiros e consumidores, a inovação, a criação e transferência de conhecimento podem influenciar na vantagem competitiva, assim surge o seguinte questionamento qual o impacto da marca registrada, inovação, da criação e transferência de conhecimento na vantagem competitiva da cadeia vitivinícola da Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul? Assim, o objetivo deste projeto é analisar o impacto da marca registrada, inovação, da criação e transferência de conhecimento na vantagem competitiva da Cadeia Vitivinícola da Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul. A pesquisa foi quantitativa, de caráter exploratório e descritivo operacionalizada através de um levantamento do tipo survey, com corte transversal. A população é formada pelos atores da cadeia produtiva da vitivinícola da Serra Gaúcha. A amostragem foi não probabilística por fácil acesso, formada de 190 respondentes. A coleta de dados foi realizada através de um questionário disponibilizado eletronicamente via o Google Doc’s, controlada por três pesquisadores. Os dados foram tratados através de estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Com o desenvolvimento desta dissertação obteve-se um modelo representativo das relações entre marca registrada, criação e transferência de conhecimentos, inovação e a vantagem competitiva da cadeia produtiva vitivinícola da Serra Gaúcha, Brasil. Os quatro construtos utilizados nesta dissertação (marca registrada, inovação, criação do conhecimento, transferência do conhecimento) explicam 62% da formação da vantagem competitiva. Assim, fica uma lacuna para estudos futuros em encontrar outras variáveis que possam explicar os 38% faltantes. No que diz respeito as implicações teóricas, o presente estudo evidencia informações que auxiliam no estudo da vantagem competitiva, contribuindo para o desenvolvimento da literatura que versa acerca das relações diretas e indiretas entre a Marca, Inovação, Criação e Transferência de Conhecimentos em cadeias produtivas. Quanto as implicações práticas, esta pesquisa contribui com informações para os atores da cadeia produtiva vitivinícola, uma vez que demonstra uma realidade sobre as relações dos construtos estudados nesta dissertação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1646553 - CRISTIANE TONIOLO DIAS
Interno - 469.525.940-00 - JONAS PEDRO FABRIS
Externo à Instituição - MARTA ELISETE VENTURA DA MOTTA
Externo à Instituição - MARIA EMILIA CAMARGO

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