Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIANI DOS SANTOS FONTES
11/12/2022 18:22
Esta dissertação objetiva realizar, à luz dos pressupostos de Plaza (2010) e Hutcheon (2006), um estudo comparativo entre os signos literário e cinematográfico, tendo em vista o processo de tradução e adaptação como uma retextualização criativa entre mídias diferentes, por intermédio da análise de “Indenização em Dobro”, do jornalista James M. Cain, e de sua adaptação “Pacto de Sangue” (1944), dirigida por Billy Wilder e roteirizada por Raymond Chandler, considerado um dos fundadores da literatura noir. A partir das seguintes etapas: Primeiro, se propõe a investigar o gênero policial, discutindo a sua gênese, no século XIX, com o romance de enigma, e o seu desdobramento em hard-boiled ou roman-noir, na década de 1920. Em segundo, busca definir os elementos estruturais e temáticos do film noir, a partir dos estudos de Silver e Ursini (2012); Todorov (2006); Gomes de Mattos (2001); Heredero e Santamarina (1996) e Boileau-Narcejac (1991). Em terceiro, pretende analisar a contribuição do contexto sociocultural para a configuração da femme fatale e do anti-herói, bem como compreender as particularidades de suas performances dentro da diegese proposta, diferenciando-as entre personagem plana e/ou personagem esférica (MOISÉS, 2015; FOSTER, 2005). E, por fim, efetuar uma análise fílmica (VANOYE; GOLIOT-LÉTÉ, 2009), a fim de contrapor o relato literário com o relato fílmico.
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