Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONELLA MOURA DA SILVA
18/11/2022 11:57
Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2019, informa que no Brasil, das pessoas com deficiência, apenas 16,6% possui ensino médio completo ou superior incompleto. Diante disso, esta investigação teve como objeto de estudo a inclusão da pessoa com deficiência na educação básica pública em Sergipe no período de 2016 a 2020. O objetivo geral foi analisar a inclusão da pessoa com deficiência na educação básica pública em Sergipe e objetivos específicos: investigar as principais políticas públicas de inclusão da pessoa com deficiência na educação básica; especificar os elementos sociodemográficos da população com deficiência matriculada no ensino médio público em Sergipe (gênero, faixa etária e raça/cor); identificar se há relação na predominância de pessoas com determinado tipo de deficiência e a correspondência ao quantitativo de estudantes incluídos no ensino regular. Para o alcance desses objetivos o estudo foi desenvolvido com abordagem quanti-qualitativa. Tratou-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com análise a partir do método materialista histórico-dialético. Utilizou-se de pesquisas bibliográfica e documental. O estudo teve como universo de investigação estudantes com deficiência matriculados na rede pública estadual de ensino em Sergipe e como amostra o ensino médio. O marco temporal da pesquisa foi de 2016 a 2020. Para a coleta de dados foram utilizadas informações fornecidas pelo Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência - SISDEF. Os resultados preliminares da pesquisa apontaram que no período de 2016 a 2020 houve uma queda no número total de matrículas entre os anos de 2017 e 2019 de estudantes no ensino médio da rede pública estadual em Sergipe e no que se refere a quantidade total de matrículas de alunos com deficiência, houve um crescimento. Percebe-se, assim, que o aumento no número de pessoas com deficiência inseridas no ambiente educacional merece ser investigado e compreendido a partir das múltiplas determinações que envolvem esses indivíduos, sob a perspectiva de viabilizar e garantir a assistência e o direito à educação a partir do prisma da inclusão.
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