UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ALZENIRA AQUINO DE OLIVEIRA
16/11/2022 07:55

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALZENIRA AQUINO DE OLIVEIRA
DATA: 14/12/2022
LOCAL: google meet
TÍTULO: “ESSE DESCASO VAI CONTINUAR?” AS LUTAS POR RECONHECIMENTO DE UM POVO: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA E COMUNICACIONAL DO DISCURSO DO POVO SURDO DURANTE A PANDEMIA
PALAVRAS-CHAVES: Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso; Luta por Reconhecimento; Acessibilidade comunicacional; Pandemia; Povo Surdo
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Na segunda década do século XXI, o Povo Surdo ainda vive à margem da sociedade e por isso luta por reconhecimento e direitos. A sua primeira língua, a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, não é contemplada no currículo escolar, a acessibilidade comunicacional é garantida por lei, mas não se efetiva na prática. Tais condições reverberam em barreiras de acesso ao mercado de trabalho, aos serviços de saúde, às artes, à pesquisa, à informação, à participação efetiva na sociedade brasileira, ou seja, falta-lhe o exercício da cidadania, configurando-se como um problema social. Diante do contexto pandêmico, a partir de março/2020, essa situação se agravou. Enquanto as pessoas ouvintes foram bombardeadas com informações sobre o novo coronavírus, observamos que esse conteúdo e suas respectivas atualizações não chegavam às pessoas Surdas, pois, em sua maioria, não foram veiculadas em Libras. Os Surdos ficaram sem acesso às informações. Nesse contexto, este estudo busca atender às inquietações da pesquisadora em relação à acessibilidade comunicacional do Povo Surdo durante a pandemia. O objetivo geral é analisar criticamente, ancorados na Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso (ASCD), os discursos do Povo Surdo, em relação aos desafios de acessibilidade comunicacional enfrentados durante a pandemia covid-19. Busca-se também evidenciar, nessa conjuntura as reivindicações do Povo Surdo por seus direitos, o reconhecimento e o respeito a partir do seu protagonismo em vídeos sinalizados em Libras na plataforma YouTube, traduzidos e apresentados, neste texto, na modalidade escrita da língua portuguesa. Para isso, nos orientamos nos pressupostos da Análise Crítica do Discurso (ACD), por assumir postura inversa às ações que causam desigualdades sociais e exclusão (FAIRCLOUGH, 2001; VAN DICK, 2008; PEDROSA, 2013; MAGALHÃES 2017; CUNHA, 2021; IRINEU, 2021). Procuramos agregar contribuições teóricas distintas, pois a transdisciplinaridade na ACD advém de sua própria origem, de sua concepção de discurso, de seu caráter crítico, de sua visão dialética, e também de suas possibilidades metodológicas (BATISTA JR; SATO; MELO, 2018). Com esse fundamento, as pesquisas em ACD são guiadas por seu próprio objeto, é o caso desse trabalho. Os caminhos metodológicos seguiram as trilhas de uma pesquisa qualitativo-interpretativista, sem, contudo, desprezar aspectos quantitativos de representatividades em seus resultados. Ancorados na Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso (PEDROSA, 2014, 2016), agregamos os Estudos Surdos (SKLIAR e PERLIN, 1998, 2001; PESAVENTO, 2005; LOPES, 2007; STROBEL, 2006, 2008, 2009; SILVA, 2014; HALL; WOODWARD, 2014; FRANCO, 2014; ERNSEN, 2016; PEDROSA et al., 2021) e a Luta por Reconhecimento (HONNETH, 2003), aliados aos estudos do Sistema de Avaliatividade, da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 2004; MARTIN e WHITE 2004) e à teoria dos Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 2008). Para desenvolvimento dessa tese, assistimos a 122 vídeos em Libras, postados no canal Youtube de 09 IES (Instituições de Ensino Superior), protagonizados por atores sociais Surdos. Realizamos os procedimentos de tradução para a língua portuguesa na modalidade escrita para apresentação nesse trabalho. Após decisões metodológicas, baseadas nos critérios de relevância, homogeneidade e sincronicidade (BAUER e GASKELL 2008; BAUER e ARTS, 2008), constituímos O corpus com vinte e quatro fragmentos que contemplam os desafios de acessibilidade comunicacional dos Surdos durante a pandemia. Os resultados e análises da pesquisa, denotam que existem lacunas no processo de inclusão dos Surdos no âmbito da família, da escola e da sociedade de forma geral. Os atores sociais Surdos, por meio do discurso, revelam que nas estruturas das relações sociais de reconhecimento travam lutas constantes por direito à acessibilidade comunicacional em sua primeira língua e por respeito à sua cultura, por sentirem-se desrespeitados nas relações jurídicas e na comunidade de valores (solidariedade). Finalmente, enquanto pesquisadores embasados na ACD/ASCD, como pressuposto teórico, contribuímos, por meio dessa tese, com o registro de situações vivenciadas pelos Surdos durante a pandemia, e denunciamos sua situação desprivilegiada no tocante ao acesso à comunicação.

Presidente - 2228220 - CLEIDE EMILIA FAYE PEDROSA
Interno - 2787595 - RICARDO NASCIMENTO ABREU
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo ao Programa - 2225701 - ANA FLORA SCHLINDWEIN