UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA FERREIRA ALVES
07/11/2022 16:13

DISCENTE: LUANA FERREIRA ALVES
DATA: 18/11/2022
LOCAL: Sala de reuniões do DNUT
TÍTULO: MARCADORES INFLAMATÓRIOS E PADRÃO ALIMENTAR APÓS INTERVENÇÃO NUTRICIONAL BASEADA NO GRAU DE PROCESSAMENTO DOS ALIMENTOS EM INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2
PALAVRAS-CHAVES: diabetes mellitus tipo 2, inflamação, educação alimentar e nutricional, alimentos processados.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é um problema de saúde pública. A falta de controle glicêmico e insulínico gera um estado hiperglicêmico, com inflamação de baixo grau e resistência periférica à insulina. Nesse sentido, intervenções nutricionais baseadas no grau de processamento dos alimentos podem contribuir na melhora do perfil inflamatório e nas escolhas alimentares refletidas por padrões alimentares considerados saudáveis. Assim, este estudo tem o objetivo de avaliar a efetividade de uma intervenção de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) baseada no grau de processamento dos alimentos sobre marcadores inflamatórios e sua relação com os padrões alimentares de indivíduos com DM2 assistidos pela Atenção Primária à Saúde no Estado de Sergipe. Trata-se de um estudo longitudinal com intervenção, randomizado, de abordagem quantitativa, com indivíduos com DM2, com idade entre 20 e 70 anos, ambos os sexos, assistidos pela Atenção Primária do Sistema Único de Saúde, nas sete macrorregionais de saúde do Estado de Sergipe. Serão constituídos dois grupos, um que receberá a intervenção com ações de EAN baseadas no grau de processamento de alimentos e um grupo controle que continuará recebendo o atendimento convencional. Realizou-se uma randomização simples por lista gerada por computador para selecionar as UBS e uma randomização estratificada por faixa etária e sexo para alocação dos participantes nos grupos estudados. A intervenção nutricional será em grupo e terá duração de quatro meses, com ações quinzenais (totalizando oito encontros) e duração de 60 minutos. Serão analisados os marcadores inflamatórios (TNF-α, PCR, IL-1β, IL-6 e IL-10) e as medidas antropométricas (peso corporal, altura e circunferência da cintura). Para avaliação da ingestão alimentar e identificação do padrão alimentar será utilizado o método do recordatório alimentar de 24h (R24h). Os dados obtidos do consumo de alimentos serão analisados e os alimentos categorizados pelo seu grau de processamento. Os resultados serão apresentados em medidas de tendência central, proporção e dispersão, conforme a distribuição dos dados. Será utilizado o teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, o teste do Qui-quadrado para avaliar associações entre as variáveis categóricas e testes de correlação de Pearson ou Spearman entre as variáveis antropométricas, dietéticas e bioquímicas em ambos os tempos, conforme a distribuição dos dados. O efeito da intervenção sobre as variáveis de desfecho será analisado por meio dos testes T-Student ou Wilcoxon, de acordo com a normalidade dos dados. Para a identificação dos padrões alimentares à priori, será utilizada a análise exploratória para cada grupo alimentar, composta pela análise de componentes principais e a análise fatorial. A ingestão dietética habitual será avaliada usando o Multiple Source Method. Serão testados modelos de regressão linear multivariada para verificar se os padrões alimentares são preditores das concentrações dos marcadores inflamatórios e do controle glicêmico. Sexo, idade, renda, nível de escolaridade e tempo de diabetes entrarão nos modelos como variáveis de ajuste. Será adotado o nível de significância estatística de 5%. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe com o parecer nº 5.173.073. Espera-se que a hipótese testada neste estudo seja verdadeira e que os resultados possam ampliar as possíveis ações de EAN ou protocolos de assistência nutricional para os indivíduos com DM2 com foco na melhora do controle metabólico.

Presidente - 2020866 - ANA MARA DE OLIVEIRA E SILVA
Interno - 1632071 - DANIELLE GOES DA SILVA
Externo ao Programa - 1636296 - ANALICIA ROCHA SANTOS FREIRE

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e