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Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIANE GABRIELE BRASIL GOIS RABÊLO
04/11/2022 10:10


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARIANE GABRIELE BRASIL GOIS RABÊLO
DATA: 18/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: CURRÍCULOS DE ANIMAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONTRACONDUTAS: UMA ANÁLISE DE DESENHOS ANIMADOS A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GÊNERO
PALAVRAS-CHAVES: Currículos; Contracondutas; Desenhos Animados; Gênero.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta é uma pesquisa qualitativa que se apoia nos Estudos Culturais, de Currículo, Foucaultianos, de Gênero e nas Teorias Pós-Críticas para analisar a produção de contracondutas relacionadas a Gênero a partir de Desenhos Animados (DA). Esta pesquisa criou forma a partir da compreensão de que os DA também possuem currículos, visto que, a escola não é o único lugar onde se empreendem conhecimentos, pois, devido aos Estudos Culturais (EC) e às Teorias Pós-Críticas sabe-se que os ensinamentos se propagam através dos mais diversos artefatos culturais e empreendem pedagogias culturais, devido ao entendimento de que a cultura, assim como a educação, também é pedagógica e está envolvida na produção de conhecimentos e subjetividades. Para Cardoso (2016), as subjetividades presentes nos DA são destinadas a um público e conduzem os indivíduos a se reconhecerem com determinados modos de ser, logo, ao serem percorridos pelos discursos que constituem essas subjetividades, se estabelece o governo de condutas. As condutas por sua vez são usadas para que se fixe uma certa identidade, geralmente a identidade que se enquadra na norma vigente. Porém, há processos outros em que se procura fugir dessas normas, lutar contra elas e quebra-las em busca de novas formas de ser conduzido. Esse processo é o que se entende por contraconduta. Com tais premissas objetivamos: Analisar os desenhos animados como currículos produtores de contracondutas acerca de gênero; investigar a quem se endereçam os discursos que produzem os DA; Buscar como se dá a produção de contracondutas nas negociações de poder presentes nos DA; e Apontar as subjetividades demandadas nos desenhos analisados. Para embasar a pesquisa utilizo de autores e autoras pós-críticos das áreas de currículo, cinema, estudos culturais e de gênero, a exemplo de: Cardoso (2016, 2017), Ellsworth (2001), Fabris (2008), Foucault (1995, 1997, 2020), Giroux (1998, 2011), Hall (1992, 1997), Louro (2000, 2003, 2008, 2015), Meyer (2018, 2020), Paraíso (2004, 2006, 2014, 2018), Rael (2020) e Silva (2020). Metodologicamente falando, esta pesquisa possui cunho qualitativo, e para ser desenvolvida, se inspira nos EC e nas metodologias pós-críticas, para as análises utilizo do que Fabris (2008) denominou de “filmografia para análise”. Foi feito um levantamento nas plataformas a seguir, com o intuito de realizar um levantamento dos artefatos já avaliados e são elas: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Google Scholar, Portal de Periódicos da CAPES e o Scientific Electronic Library Online (SciELO) para que pudéssemos mapear o que já foi trabalhado relacionado a gênero e desenhos animados e por fim descartá-los da próxima etapa de análise. Com o mapeamento feito, o próximo passo foi encontrar DA novos para iniciar a análise dos mesmos referente à produção de contracondutas e gênero, dito isso, os desenhos selecionados para a análise foram: “A Casa Coruja” da Disney e “Guardiões da Mansão do Terror” da Netflix.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLAUDIENE SANTOS
Presidente - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Interno - 2571785 - SANDRA RAQUEL SANTOS DE OLIVEIRA

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