UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISÂNGELA DE MENEZES ARAGÃO
03/11/2022 15:11

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISÂNGELA DE MENEZES ARAGÃO
DATA: 25/11/2022
LOCAL: DIDÁTICA 07 - SALA 201
TÍTULO: INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL PARA SPIN-OFF ACADÊMICA À LUZ DOS PILARES ESG - MODELO CONCEITUAL
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade Empresarial, ESG, Empreendedorismo Acadêmico, Spin-offs
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A sociedade tem se preocupado cada vez mais com questões sociais e ambientais, por isso, as pessoas têm procurado por empresas que pratiquem o conceito do chamado Tripé da Sustentabilidade. Desta forma, é importante que as empresas entendam o conceito do Tripé da Sustentabilidade,e comecem aplicá-lo em seus negócios para que elas consigam atender as expectativas de seus consumidores e das expectativas de mercado, ou seja gerar um diferencial competitivo com o investimento em ações voltadas para oAmbiente, o Social e Governança ou Environmental, Social andGovernance(ESG) como uma oportunidade econômica e competitiva. O estudo é aplicado àsSpin-offs acadêmicas, empresas criadas para explorar uma propriedade intelectual gerada através da transferência de tecnologia para comercialização de resultados de pesquisas acadêmicas, no âmbito da perspectiva emergente do empreendedorismo acadêmico com o objetivo de melhor a competitividade destas empresas.Devido ao movimento de transformação de universidades tradicionais em universidades empreendedoras, que são potenciais agentes de práticas de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social, elas se tornam, uma engrenagem importante apesar de existir outras formas de comercialização, visto que são diretamente ligadas a representação das ações de inovação e cultura empreendedora. Assim, para este estudo, o problema norteador será: Quais indicadores, sob a perspectiva da sustentabilidade empresarial e inovação são apropriados para as Spin-offs Acadêmicas? Para responder a este problema, tem-se, como objetivo geral: Construir modelo conceitual, com indicadores de sustentabilidade empresarial à luz dos pilares ESG, para as Spin-offs Acadêmicas. O desenho metodológico está pautado em uma pesquisa exploratória e descritiva, aplicada, desenvolvido através de análise de conteúdo e levantamento de informações, análise de estudos de casos, e bibliometria. Pretende-se propor um modelo conceitual construído com indicadores de Sustentabilidade ESG que gere maior competitividade para as Spin-offs Acadêmicas.

Interno - 1646553 - CRISTIANE TONIOLO DIAS
Externo ao Programa - 1912807 - GILTON JOSÉ FERREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - ILKA MARIA ESCALIANTE BIANCHINI
Interno - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS