Banca de QUALIFICAÇÃO: MÔNICA SANTOS OLIVEIRA
01/11/2022 11:49
O TDAH é um transtorno caracteriza por desatenção, hiperatividade e impulsividade emgraus variados e tem uma prevalência de 5% na população infantil e 2,5% na populaçãoadulta. O diagnóstico é clínico e pode envolver a aplicação de diversos instrumentospadronizados. Apesar do conhecimento de sua causa biológica, ainda há muitacontrovérsia em relação ao TDAH, principalmente em relação à medicalização decrianças em idade escolar. Muitas pesquisas apontam nessa direção enquanto outrasbuscam desenvolver e validar instrumentos de diagnósticos. Mesmo assim, apesar daimportância no contexto educacional, há poucas pesquisas e instrumentos voltados paraa percepção e atitudes de professores e demais profissionais da educação em relação aoTDAH. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de desvelar as percepções e atitudes deprofessores da educação infantil e ensino fundamental sobre o TDAH e a criança comsintomas de TDAH. Para isso foram aplicadas 4 escalas psicométricas e 1 questionáriosociodemográficos a 208 professores da educação infantil e fundamental 1. O dadosestão sendo analisados mediante a teoria da resposta ao item e modelagem de equaçõesestruturais.
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