UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA MARIA DOS SANTOS
01/11/2022 14:30

DISCENTE: ANDREA MARIA DOS SANTOS
DATA: 29/11/2022
LOCAL: NIPPEC
TÍTULO: Uso do Design Thinking no ensino de ciências naturais: perspectivas e práticas inclusivas de conservação ambiental nos anos finais do ensino fundamental.
PALAVRAS-CHAVES: Conservação; Rio; Design Thinking; Inclusão.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O crescimento populacional e a atividade de consumo tendo como base o sistemacapitalista de produção que visa o lucro traz questões para o momento atual, no que tangeao meio ambiente e sua conservação, a nível global e local, como, por exemplo, acontaminação dos cursos fluviais. Esta problemática é o foco do projeto de pesquisa aser desenvolvido no município de Areia Branca/SE, em específico no Rio das Pedras. Demodo desordenado nas proximidades do rio em destaque, é notória a pressão exercidasobre o ambiente, onde ocorre de forma comum o descarte de resíduos sólidos, e apopulação da localidade está inserida na dinâmica de que o impacto do consumo tem oproduto descartado como parte do ciclo produção/circulação/consumo e resíduo. Para quea exploração dos recursos naturais diminua a intensidade é preciso em caráter emergencialque a mudança nos padrões de consumo ocorra coletivamente, e a escola deve estarinserida, pois a partir desse espaço de convivência e estudo a complementaridade daformação do cidadão acontece. Neste âmbito, propõe-se o uso do Design Thinking (DT)e de suas etapas de aplicação (descoberta, interpretação, ideação, experimentação eideação) como possível abordagem auxiliadora no processo de ensino aprendizagem deconteúdos ligados às Ciências Naturais, na perspectiva inclusiva para participantes dapesquisa nos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal José Inácio daFonseca, sobre a temática da conservação no Rio das Pedras que percorre o entorno daescola na zona rural no município de Areia Branca/SE. A abordagem da pesquisa équalitativa. Nas fases iniciais do DT (descoberta e interpretação), ocorrerá a atividade decampo para o Rio das Pedras. Após a realização da atividade de campo será proposta a“rotina de pensamento”, a terceira fase, da ideação, o braistorming (tempestade de ideias).Na quarta etapa de aplicação do Design Thinking, chamada de experimentação, ocorre aformação de protótipos advindos das ideias elencadas na fase anterior. A quinta fase édenominada como evolução, nessa etapa os processos estarão ligados à avaliação eacompanhamento constante das soluções e/ou projetos construídos. Após essa técnica depesquisa será aplicado aos alunos questionário semiestruturado, assim como ocorreráobservação participante. Sendo assim, a pesquisa possibilitará o desenvolvimento depráticas educativas inclusivas sobre a importânica da conservação do rio local paracomunidade.

Presidente - 1496786 - CRISTIANO APRIGIO DOS SANTOS
Externo à Instituição - KINSEY SANTOS PINTO
Interno - 1116155 - LARISSA MONTEIRO RAFAEL

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e