Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA JULY DANTAS SANTOS
27/10/2022 11:14
A presente dissertação buscou analisar a relação entre as características da personalidade hardiness e a saúde mental em ambientes acadêmicos que utilizam diferentes metodologias de ensino. Para isso, foram realizados três estudos. No Estudo 1 foi realizada uma revisão narrativa da literatura acerca do construto hardiness e seu potencial atenuador em relação aos efeitos do estresse diante de eventos adversos que exigem adaptação. O Estudo 2 consistiu em um estudo de análise documental com o objetivo de identificar as principais categorias de estressores acadêmicos relatados por estudantes de metodologias ativas de ensino que procuraram apoio psicológico na Universidade Federal de Sergipe entre 2014 e 2021, no Campus Professor Antônio Garcia Filho. Por fim, no Estudo 3 (em andamento) será feita uma investigação empírica visando investigar a relação entre hardiness e saúde mental no contexto de adaptação acadêmica em estudantes universitários que vivenciam metodologias de ensino diferentes. Acredita-se que esses estudos podem trazer dados importantes acerca da eficiência do hardiness como fator de ajustamento diante do evento estressor de adaptação a uma nova lógica de ensino. Assim como do seu aspecto protetivo em relação aos impactos negativos, a nível mental e acadêmico, decorrentes dessa situação estressora.
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