Banca de QUALIFICAÇÃO: BRIGIDA DE CAMPOS LIMA ALBUQUERQUE
25/10/2022 00:11
Presente no cotidiano do aluno desde cedo, a leitura constitui, ao lado da escrita e da análise linguística, uma habilidade fundamental à proficiência na língua. Sabe-se, entretanto, que lidar com a competência leitora representa um desafio para os professores de língua portuguesa, haja vista o expressivo fracasso inerente ao desenvolvimento de práticas de leitura em sala de aula, como revelam dados do PISA e do SAEB. A par desse cenário e considerando o gosto discente por narrativas, especialmente as que se vinculam diretamente com temas transversais, a presente proposta objetiva apresentar as diretrizes teórico-metodológicas ligadas à produção e à aplicação de um Caderno Pedagógico centrado no gênero fábula, a ser aplicado em uma turma da 4ª fase (8º e 9º anos) do Colégio Maynard Gomes, em Porto da Folha -SE. Em termos teóricos, ganham destaque: i) Marcuschi (2008), para quem a compreensão vai além de uma atividade linguística e/ou cognitiva; ii) Smolka (1995), que define e apresenta o percurso histórico do gênero fábula; iii) Ferrarezi e Carvalho (2017), os quais pontuam a necessidade de um trabalho com texto, entre outros pesquisadores preocupados com o desenvolvimento de propostas de ensino que tenham em mente o despertar da consciência crítica dos alunos. Metodologicamente, o Caderno traz uma sequência didática, que toma como referência o modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e sugere 5 módulos – em um total de 10 atividades –, ao tempo em que endossa a estruturação disposta em Azevedo e Freitag (2020), as quais realçam tipos de práticas pedagógicas desenvolvidas na unidade do ProfLetras -UFS/São Cristóvão. A expectativa é a de que este trabalho colabore para o desenvolvimento da leitura discente e, por extensão, para odespertar de outras iniciativas que culminem com a melhoria do ensino de língua portuguesa na educação básica.
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